Resenha

The Epic

Álbum de Kamasi Washington

2015

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

25/08/2018



Um verdadeiro trabalho épico, trazendo novo fôlego ao jazz.

O jazz sempre falou mais alto em minha alma, uma dessas coisas que não se explica, se sente. Apesar deste fato, sou obrigado a confessar uma certa implicância de minha parte com os saxofonistas. Não me leva a mal, mas com exceção dos grandes nomes do estilo como John Coltrane e Sonny Rollins, o pessoal do saxofone sempre soa demasiadamente comercial. Isso sem falar em certas aberrações como o Kenny G. que são erroneamente chamados de músicos de jazz.

Conheci Kamasi Washington através de uma matéria feita em jornal de grande circulação.  Fiquei realmente surpreso. Eu, sempre antenado com as novidades do estilo jamais havia ouvido falar no saxofonista em questão. 

Uma pesquisa mais cuidadosa e puder perceber que o músico estava estreando na carreira musical e lançando seu primeiro trabalho. Porém, não um trabalho comum, Kamasi  colocou no mercado um disco triplo com o nome de "The Epic", que significa "O Épico". Olhei aquilo e pensei  "É muita pretensão para um iniciante". Como se não bastasse o formato, o músico optou por compor suítes acima dos 10 minutos e é acompanhado somente por ilustres desconhecidos.

Quando vi toda a realidade fática envolvendo o lançamento do petardo  pensei : " Ou esse cara é um gênio, ou um tremendo cara de pau!" Bem, nem tanto e nem tão pouco, ao ouvir  pela primeira vez o trabalho pude perceber que Kamasi é um compositor maduro, técnico e muito seguro de si. Além do mais, o músico dividiu sua obra em três grandes atos, divido pelos três discos.

No primeiro CD, chamado "The Plan", a principal referência é mesmo o sentimento, o feeling das seis canções reunidas em mais de 65 minutos.  Quase todas as músicas superam os 10 minutos e são harmonicamente líricas, como "Isabelle". Aqui fica ainda mais explicito a influência de John Coltrane na formação musical de Kamasi Na ultima canção do CD, temos "The Rhythm of Changes",  um Soul Jazz, colocado ali estrategicamente para quebrar o clima, e que conta com a voz sensacional de Patrice Quinn. Nesta canção o músico tem como principal inspiração os temas do pianista americano Dr. John

O segundo CD denominado "The Glorious Tale" é harmonicamente mais complexo, com influencias de fusion e até mesmo ritmos latinos e caribenhos, como  ocorre com a percussão inserida em "Re Run " juntamente com um piano malemolente.  Os temas são mais urgentes e por isso mesmo de menor duração, a maioria na casa dos oito minutos., com exceção as suíte "The Magnificent 7", com seu baixo pulsante e os metais em perfeita harmonia.

Encerrando os quase  174 minutos do mais puro jazz temos o terceiro e ultimo CD de nome "The Historic Of Repetition". Aqui temos o que de mais delicioso pode ocorrer quando se junta grandes músicos de jazz: o genial improviso! Sim, neste terceiro trabalho o que impera mesmo é a espontaneidade dos músicos ao construir os temas, exatamente como fez Miles Davis no Clássico "Bitches Brew".  São apenas cinco temas construídos livremente, em que o sax de Washington  nos remete ao grande Roscoe Mitchell. A única exceção fica por conta de "Malcom´s Theme",  construída com vocais masculinos e femininos realizando um interessante contraponto com a harmonia da canção.  

De saldo final, podemos dizer que Kamasi Washington tem ainda uma longa estrada para percorrer no multicultural universo do jazz, ainda há muito que provar até podermos colocar seu nome ao lado dos grandes decanos do estilo. Mas com certeza o músico está indo muito bem, pois este foi o disco do ano de 2015.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaPat Metheny - Offramp (1981)

    02/10/2018

  • Image

    ResenhaAlfredo Dias Gomes - Jazz Standards (2020)

    01/04/2020

  • Image

    ResenhaAndre Matos - Time To Be Free (2007)

    19/06/2019

  • Image

    ArtigoCinco grandes discos de qualidade que deveriam ser conhecidos pelos apreciadores de música

    23/03/2021

  • Image

    ResenhaJoe Satriani - Joe Satriani (1995)

    06/05/2018

  • Image

    ResenhaDavid Crosby - Croz (2014)

    05/05/2018

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Born Again (1983)

    04/06/2021

  • Image

    ResenhaRenan Lourenço - Inception (2021)

    24/07/2021

  • Image

    ResenhaThe Dead Daisies - Holy Ground (2021)

    31/01/2021

  • Image

    ResenhaAudioslave - Audioslave (2002)

    22/11/2021

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Epic

Álbum disponível na discografia de: Kamasi Washington

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Epic



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.