Resenha

The Underfall Yard

Álbum de Big Big Train

2009

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

26/09/2017



Mudança de status: de notável para essencial

Big Big Train é uma banda inglesa, ativa desde os anos 90 e vem sendo mantida desde então pelos grandes Andy Poole e Greg Spawton. Compartilhando o mesmo gosto musical, direcionado para bandas como Genesis, Van der Graaf Generator e IQ, ambos deram início ao direcionamento musical do grupo. Com várias mudanças de formação e lançando álbuns com produção praticamente independente, com vendas de álbuns através do site da banda, foi aqui, com "The Underfall Yard", que as coisas começaram a mudar.
Em 2009, Steve Hughes e Sean Filkins deixaram o grupo e foram substituídos por Nick D'Virgilio, que na época ainda era baterista do Spock's Beard, e o vocalista/flautista David Longdon, respectivamente. Nick inclusive, já havia participado de alguns registros anteriores da banda, apenas como convidado. A mudança surtiu efeito imediato e a nova formação encaixou perfeitamente.
"The Underfall Yard" elevou consideravelmente o status do Big Big Train como banda de rock progressivo. Trata-se de um álbum com belas composições e passagens que remetem ao Genesis, IQ, Dream Theater e Yes, sendo que o destaque fica para Spawton, autor de todas as canções, e para a performance individual de cada integrante. É muito talento em um lugar só.

"Evening Star" é instrumental e possui belas vocalizações de apoio. Uma grande introdução para a espetacular "Master James of St. George", uma das melhores do álbum. 
"Victorian Brickwork" é uma faixa um pouco mais complexa e de difícil assimilação, apesar de bem estruturada. Tanto esta quanto a faixa anterior são dedicadas ao pai de Spawton, falecido previamente ao lançamento do álbum.
"Last Train" é belíssima e fala sobre a história verídica de Mr. Deliaa, da estação de trem Hurn Station.
"Winchester Diver" trata sobre de William Walker, mergulhador, e das terríveis condições em que se submeteu ao executar uma missão no início dos anos 1900 na Catedral de Winchester. A música possui grandes passagens progressivas.
Para finalizar: a magnífica, espetacular e estupenda "The Underfall Yard". Me arrisco sem medo a dizer que esta faixa pode ser comparada com pérolas como: Supper's Ready (Genesis), Ocean Cloud (Marillion) e 2112 (Rush). É uma faixa que fala sobre o mecânico e engenheiro civil Isambard Kingdom Brunel, história inspirada no livro The Hidden Landscape de Richard Fortey. É impossível não se emocionar dentro dos seus 22 minutos e 54 segundos. Uma obra prima!

Antes de finalizar, uma informação interessante sobre o novo vocalista David Longdon: ele ficou em segundo lugar na seleção do Genesis para a substituição de Phil Collins como vocalista para gravação do álbum "Calling All Stations", ficando a vaga com Ray Wilson. Ouça este álbum e imagine o que poderia ter sido do Genesis com a adição de Longdon.

Após "The Underfall Yard", o Big Big Train seguiria em uma crescente impressionante, arrebatando diversos prêmios e lançando mais trabalhos espetaculares.
Longa vida a esta banda espetacular.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaNeal Morse - Jesus Christ The Exorcist (2019)

    17/12/2019

  • Image

    DivulgaçãoBanda O Hipertrópico apresenta novo EP

    02/06/2020

  • Image

    ResenhaBrother Firetribe - Feel The Burn (2020)

    03/03/2021

  • Image

    ResenhaSupertramp - Supertramp (1970)

    19/09/2019

  • Image

    ResenhaJohn Lennon - Mind Games (1973)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaStreets - 1st (1983)

    03/03/2021

  • Image

    ResenhaThe Fireman - Electric Arguments (2008)

    17/02/2021

  • Image

    ResenhaOliva - Raise The Curtain (2013)

    24/08/2021

  • Image

    ResenhaMaya - Egophilia (2018)

    09/10/2018

  • Image

    ResenhaAyreon - Universal Migrator Part 2: Flight of the Migrator (2000)

    27/11/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Underfall Yard

Álbum disponível na discografia de: Big Big Train

Ano: 2009

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,83 - 3 votos

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre The Underfall Yard:

  • 07
    ago, 2018

    Sutileza e beleza em um belíssimo entrelaçamento musical e lírico.

    User Photo Tiago Meneses

Visitar a página completa de The Underfall Yard



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.