
Resenha
Violeta de Outono
Álbum de Violeta de Outono
1987
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
08/08/2018
O Pink Floyd brasileiro?
Apostar no rock progressivo na segunda metade dos anos 80, seria como dar um tiro no pé, mas a questão é que o som do Violeta De Outono ia além. E com elementos da psicodelia dos anos 60 e de bandas post-punk, tal qual as manjadas Echo The Bunnymen, The Smiths e The Cure. O grupo andou meio que na contramão do BRock, o que mais tarde lhe renderia o status de banda cult. Toda a euforia dos mais jovens ao descobrir ou abrir o baú com essa moeda rara do rock nacional, é compreensível, pois eles eram diferentes dos demais. Apesar de ser lançado por uma Major (RCA) e alguns pseudos hits como "Outono" e "Dia Eterno" terem sua vinculação as rádios, não dava pra competir com sucessos instantâneos feitos por grupos como Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii e Paralamas do Sucesso. Ainda mais com letras poéticas e quase introspectivas. O jovem ouvinte vai se espantar ao ouvir faixas como "Outono", "Declínio de Maio", "Luz" e "Dia Eterno". Tudo aqui beira a perfeição, seja com os timbres gordurosos de contrabaixo, bateria corpulenta ou os sensacionais licks de guitarra. Quem é fã dos Beatles ganha de brinde o cover espetacular de "Tomorrow Never Knows". Não seria pretensão dizer que a versão da banda paulista ficou melhor que a original. Dizem que a mesma foi elogiada pelo próprio Paul McCartney. E sem esquecer da magnifica instrumental "Sombras Flutuantes". Essa, merecedora do apelidado dado aos fãs, quando dizem que o Violeta de Outono é o Pink Floyd brasileiro. É bem verdade que não temos a abrangência climática ou viajante tomada pelos teclados de Richard White. Seria mais justo dizer que Fabio Golfetti é nosso David Gilmour, pela forma que conduz as linhas melódicas. "Sombras Flutuantes" é tão boa que figura junto com Pitágoras (Mutantes) e 1974 (O Terço) como uma das melhores faixas instrumentais do rock nacional. O solo de Fabio Golfetti é algo transcendental e deixou embasbacado quem viu a banda ao vivo nos sesc(s) da vida. "No jardim noturno o esquecimento Velha árvore espera o julgamento Nada explicará meu sentimento Está em meu coração, o frio do outono"
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Violeta de Outono
Álbum disponível na discografia de: Violeta de Outono
Ano: 1987
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar