Resenha

What's Going On

Álbum de Marvin Gaye

1971

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

11/07/2018



O disco que redefiniu os rumos da música negra americana

Sgt. Peppers do soul, essencial, fenomenal, clássico, bíblia da soul music, esses são apenas alguns dos adjetivos proferidos quando resolvem descrever sobre a importância de “what´s Going On”, lançado por Marvin Gaye em 1971. 

Marvin além de ser  um dos grandes cantores da Montown, famoso selo de soul dos anos 60 e 70, era também um prolifico compositor, sempre contribuindo com canções de sua autoria  para álbuns lançados pelo selo.   
Todo o problema social e racial vivido pelos EUA no final dos anos 60, aliado a guerra do Vietnã e as mudanças sociais ocorridas em seu país tiveram um profundo impacto na vida e carreira do cantor, que começou a repensar fortemente seu papel no mundo da música. Essa profunda reflexão atingiu seu ponto alto com a morte de sua parceira musical Tammi Terrel em 1970. Tal fato deixou o cantor fortemente abalado e depressivo, se tornando recluso por todo aquele ano.
Apesar da tragédia sofrida, tal reclusão foi benéfica para Gaye, que solitário, começou a fazer o que sabia melhor: compor canções! Porém, o cantor começou a trabalhar sob uma ótica diferente das anteriores, tanto nas letras, que tratavam da guerra do Vietnã, da segregação racial e da agruras da nova sociedade mundial, quanto nos arranjos incluindo elementos de jazz, musica clássica , blues e até pitadas de música pop. 

O disco abre com a faixa título, onde o cantor questiona o panorama da sociedade americana da época, se perguntando afinal : “o que está acontecendo?”. Tal questionamento reflete bem o que o cantor sentia naquela época. O sax utilizado na introdução e os coros usados ao fundo juntamente com percussões bem utilizadas já demonstravam que o disco seria harmonicamente superior a tudo já feito até então pelo cantor, que fazia um contraponto de vozes, roa cantando com sua voz aveludada, ora com um falsete incrível.
A curta “What´s Happening Brother” é um sequencia da canção anterior, tanto nos arranjos similares, como na inquietação do artista com a guerra que matava milhares de americanos
“flying Hight in the Friendly Sky”  com sua letra lamentando sobre destruição provocada pelos aviões na guerra é  lenta e soturna para um soul. Aqui há uma orquestra de cordas acompanhando Gaye por toda a canção, 
A sequência vem com “Save the Children”, uma canção calcada na percussão, com uma letra perturbadora, chamando o ouvinte para a realidade da época, com frases como “Quem realmente importa, para salvar o mundo em desespero?” vale destacar o bom trabalho de vocais feitos por Gaye, até então inéditos no estilo e o sax jazzístico  bem colocado de Wild Bill moore.]
“God is Love” vem colado na canção anterior e é praticamente uma continuação, com a mesma vibração, percussões exacerbadas. A canção de pouco mais de um minuto, erve de preludio para “Mercy, Mercy, Me”, canção que faz um apelo pela natureza e ecologia, revelenado ao mundo as preocupações do cantor com o meio ambiente ainda nos anos 70. 
Abrindo o lado B do antigo vinil temos “Right  On”, a maior canção do álbum com seus mais de 7 minutos. O tema é calcado no piano de Gaye  e nas flautas onipresentes de Dayna Hardwick, William Perich . talvez seja a música mais otimista do disco, onde o cantor profetiza que, apesar de da desigualdade dos problemas, tudo vai ficar bem, as mudanças de andamento e os solos fazem do tema o mais complexo do ponto de vista harmônico;
“Wholy Holy” tem ares de gospel, é lenta, densa, com belo acompanhamento de orquestra, e sua letra quase evangélica. Um momento de reflexão;
Encerrando o petardo temos “Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)”, minha favorita do álbum. Como titulo indica, é um blues, mas encharcado de soul, com Marvin cantando em falsete uma letra que fala sobre a América capitalista e os gastos desenfreados.  Seu andamento midi tempo marcado pelo baixo encorpado Bob Babbitt, se alinham em harmonia com os vocais em scat que predominam a canção. Um encerramento em grande estilo.

“What´s Going On” foi lançado  em maio de 1971 e foi tão revolucionário para os anos 70 quando foi “Thriller” de Michael Jackson para os anos 80.  Três das nove faixas  atingiram o top 10 da pop Hits e da Billboard, uma fato impensável para a época em se tratando de musica negra e marginalizada. Vendeu nada menos que três milhões de cópias e sua abrangência vai além da soul music, com vários cantores de rock, blues e jazz reverenciado o trabalho. Um verdadeiro clássico da música.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSting - The Dream Of The Blue Turtles (1985)

    04/03/2018

  • Image

    ResenhaCaetano Veloso - Circuladô (1991)

    04/11/2018

  • Image

    ResenhaStone Age A.D. - The Awakening of Magicians (2018)

    15/02/2019

  • Image

    ResenhaOSI - Office Of Strategic Influence (2003)

    24/02/2020

  • Image

    ArtigoGrandes baixistas fretless

    13/06/2022

  • Image

    ResenhaJethro Tull - Minstrel In The Gallery (1975)

    03/04/2020

  • Image

    ResenhaJean-Luc Ponty - A Taste For Passion (1979)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaFates Warning - Parallels (1991)

    05/12/2020

  • Image

    ResenhaNeil Young - Neil Young & The Bluenotes: This Note's For You (1988)

    15/07/2018

  • Image

    ResenhaMahavishnu Orchestra - Birds Of Fire (1973)

    12/07/2019

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

What's Going On

Álbum disponível na discografia de: Marvin Gaye

Ano: 1971

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de What's Going On



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.