Resenha

The Grand Experiment

Álbum de The Neal Morse Band

2015

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

08/07/2018



Uma das grandes canções prog da década

Neal Morse tem história das mais interessantes no mundo do rock progressivo. Fundador da bem-sucedida Spock’s Beard e membro do multinacional Transatlantic, o poli-instrumentista converteu-se em fervoroso cristão depois que sua filha supostamente recebeu milagre de cura após sessão de oração. Desde então, lança trabalhos-solo de louvor prog, que, diga-se, pode ser considerado sub-gênero dentro do sub-gênero. Há até sites listando bandas de Christian Progressive Rock, conhecido como CPR entre os iniciados.

Acostumado a entrar em estúdio com muitas ideias e material composto, o norte-americano decidiu experimentar. Chamou feras como o ex-baterista do Dream Theater, Mike Portnoy, e em clima de jam sessions a The Neal Morse Band produziu The Great Experiment, em fevereiro de 2015. A edição de luxo dupla, com 10 faixas, é a que compensa adquirir.

O CD 1 abre com uma das melhores canções prog do ano, The Call. Alguém se saiu com memorável riff, que a abre e encerra, executado ora em guitarra, ora em teclado. A seção final, que leva à retomada dessa melodia, é uma catarse de interplay entre guitarra e teclas; convite quase irresistível para amantes de prog sinfônico a pressionarem frequentemente a tecla repeat. Se The Call tem defeito, é ter apenas 10 minutos e não os quase 27 do épico que conclui o CD.

A trinca que recheia os 2 grandes momentos prog do álbum é boa e simpática, mas rebaixa o nível do experimento de grande para bom. A faixa-título recua para o hard rock setentista e por momentos lembra o prog ianque de então, como Styx e Kansas. Vigorosa, mas The Great Experiment, a canção, já foi feita milhares de vezes. Waterfall é folk com lindas harmonias vocais sobre tecido de violões e alinhavos de piano. Agenda gruda na cabeça como qualquer bom pop-rock oitentista, do qual é parcialmente tributária.

Alive Again é o épico de quase 27 minutos que conclui a experiência, voltando a subir-lhe o nível para grande. Indo do quase thrash ao rococó, passando por momentos anos 60 meio The Moody Blues traz todos os elementos encantadores dos fãs de prog sinfônico: mudanças no andamento, oportunidades para todos os instrumentistas brilharem, perícia técnica indiscutível e grandes melodias. Mas, The Call é melhor, essa será a sina da canção.

O CD bônus não faz feio com números ao vivo orgiásticos, como The Creation e vigorosas faixas de estúdio como New Jerusalem e Doomsday Destiny. Aliás, são nessas 5 faixas que se percebe mais explicitamente as letras devocionais de Morse. O ponto alto, porém, é a regravação de MacArthur Park, composta no fim dos anos 60 por Jimmy Webb e que já ganhou até versão disco de 18 minutos de Donna Summer. A canção é épica o suficiente para permitir voos prog e os quase 11 minutos tocados por Neal Morse e amigos só reforçam isso.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaTori Amos - Unrepentant Geraldines (2014)

    18/08/2018

  • Image

    ResenhaParliament Funkadelic: One Nation Under a Groove

    11/02/2021

  • Image

    ResenhaSting - The Soul Cages - Expanded Edition (2021)

    25/01/2021

  • Image

    ResenhaKraftwerk - Remixes (2020)

    07/01/2021

  • Image

    ResenhaDarone Sassounian - Silk Road: Journey Of The Armenian Diaspora (1971​-​1982) (2021)

    26/04/2021

  • Image

    ResenhaEd Lincoln - Ed Lincoln (1966)

    16/12/2021

  • Image

    ResenhaGrace Potter - Midnight (2015)

    19/03/2021

  • Image

    ResenhaCeleste - Celeste (1976)

    16/10/2019

  • Image

    ResenhaWilla - Better Days (2016)

    10/01/2021

  • Image

    ResenhaO Barato de Iacanga

    06/05/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

The Grand Experiment

Álbum disponível na discografia de: The Neal Morse Band

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,75 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre The Grand Experiment:

  • 04
    dez, 2017

    A nova banda de Neal Morse

    User Photo André Luiz Paiz

Visitar a página completa de The Grand Experiment



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.