Resenha

Fire And Water

Álbum de Free

1970

CD/LP

Por: Bruno Lessa Cardoso

Usuário

05/07/2018



Uma influência cercada de músicalidade e talento por todos os lados.

Em uma época em que era difícil conhecer bandas novas, ouvir músicas novas e até comprar discos raros, todas as bandas menos conhecidas sofreram bastante até conquistar o Olimpo.
O FREE não foi exceção!
Mas o talento de Paul Rodgers, Paul Kossoff, Simon Kirke e Andy Fraser foi suficiente para fazer do FREE um dos grupos mais cultuados da história do rock.

Esse terceiro disco, Fire and Water, foi lançado em 1970, no auge da criatividade da banda e vem recheado de clássicos lembrados e tocados até hoje.
Também, pudera. O talento dos -  então - jovens era assustador até mesmo para os peso pesados da época.

O disco abre com a faixa título, "Fire and Water", e tem um andamento tão único e um refrão tão grudento que você se pega cantando a faixa em instantes. O solo de Kossoff nessa música é algo inimaginável, pois o guitarrista, de puro feeling e talento, sempre foi adepto do MENOS É MAIS, e nesse caso ele acertou cada nota de maneira a se encaixar com a "cozinha", em um trabalho belíssimo de composição.
Depois vem "Oh, I Wept"e tenho que fazer um registro em primeira pessoa. 
Na minha modestíssima opinião, o melhor trabalho de Paul Rodgers. Essa, sem dúvida, é a música que pode definir todo o talento do vocalista, desde os tons baixos, os médios e até os altos, fazendo um trabalho tão coeso que chega a assustar.
E, claro, também acompanha a belíssima sessão rítmica de um arranjo de blues-rock-pop-jazz único.
"Remember" é outra faixa muito legal em que a dupla Kirke/Fraser se dá tão bem que fica difícil entender como a maioria dos fãs nem sequer a menciona.
"Heavy Load", que vem na sequência, só abrilhanta o disco - aliás, que título! - com uma das vocalizações perfeitas por parte de Rodgers, cadenciando momentos melódicos com outros de pura agressividade, no bom sentido.
"Mr. Big" é outro clássico IMEDIATO, e começa com a banda em uma espécie de jam session jazzística, com todos participando ativamente antes de entrar o vocal de Rodgers. 
Fato curioso: dizem que o músico Paul Gilbert era tão fanático por esta faixa que batizou o Mr. Big, a banda, com o nome dela.
A letra da música é sensacional, mas a execução é melhor ainda! Brilham o instrumental e os vocais, principalmente o solo de Kossoff e o de Andy Fraser. Além de tudo, essa faixa foi responsável por um solo de baixo, que era uma coisa raríssima nos anos 70, fora dos shows e discos de jazz. Muitos não se atreviam a isso, mas esse se tornou um exemplo, um modelo para inúmeras gerações de baixistas.
"Don't Say You Love Me" é uma das mais belas baladas da história, com uma letra melancólica, porém, de fundo até otimista. Um blues de respeito, acima de tudo!
Agora, a próxima música foi a que definiu o grupo.
"All Right Now" foi a maior responsável pelo estouro do álbum e mostra a banda em sua maior e melhor forma.
Kossoff, Kirke, Fraser e Rodgers forjaram um tema que é até hoje tocado em inúmeros shows mundo afora.
Sem dúvidas, um dos maiores momentos dos anos 70 e só corrobora o talento dos 4 músicos.
Uma curiosidade, é que Paul Kossoff trabalhou tão duro neste disco que praticamente os maiores e melhores momentos dele vêm das suas mãos.
Um dos grandes guitarristas da história, sem dúvida. E uma pena ter partido tão cedo, pois tenho certeza de que ele teria muito mais para mostrar ao mundo.

Fire and Water é um disco singular.
Se tiver a oportunidade de ouvir na íntegra, faça sem pestanejar.
Afinal, não é qualquer disco que Freddie Mercury, Brian May, Joh Deacon e Roger Taylor consideravam o modelo ideal de música que deveriam adotar no Queen.
Sim, esse disco mesmo!
Duvida? Ouça toda a discografia do Queen que você encontrará MUITO desse álbum  lá.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Bruno Lessa Cardoso

Nível: Usuário

Membro desde: 05/07/2018

"Analista de Sistemas, Carioca diferentão, que ama o frio, adora viajar pelo mundo e ouvir músicas velhas, mas que possuem qualidade. Adoro comer, beber cerveja e café, jogar Vôlei, correr, malhar e não dispenso um churrasco."

Visitar a página completa de Bruno Lessa Cardoso



Sobre o álbum

Fire And Water

Álbum disponível na discografia de: Free

Ano: 1970

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,4 - 5 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Fire And Water:

  • 18
    set, 2020

    Acendendo a mídia

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de Fire And Water



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.