
Resenha
Eat 'Em And Smile
Álbum de David Lee Roth
1986
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
05/07/2018
Batendo de frente com o Van Halen
O conflito de egos entre David Lee Roth e Eddie Van Halen deu fim a uma grande parceria, em contra partida os fãs ganharam com o melódico 5150 e o espetacular blues hard de Eat 'Em and Smile. O vocalista reuniu um super grupo constituído por Steve Vai, Billy Sheehan e Gregg Bissonette, formação que ficou somente em dois trabalhos. Brigas e divergências musicais racharam o grupo. O nome do álbum parecia uma provocação a antiga banda - Eat ‘Em And Smile” – ou seja, “devore-os e sorria” E realmente, se comparado ao excelente 5150, o novo disco do controverso vocalista, ganha com sobra. A alfinetada foi devolvida pelo Van Halen em “OU812” – que traduzido significa : “Oh, você comeu um também” Faixas em destaques : No inicio de Yankee Rose, Steve Vai dialoga com David através da guitarra, imitando vozes, risadas e assovios, a clássica música vai tomando corpo nos refrães e também nos graves marcados de Billy Sheeran. Dizem que o baixista chegou a usar os quatro dedos da mão direita no "ataque" das cordas. Yankee Rose é uma homenagem a estátua da liberdade que a época completava 100 anos. O lado virtuoso de Steve Vai, mostrava a cara na animada Shy Boy, reparem nos duelos entre guitarra e baixo. Billy Sheeran é um dos poucos, ou talvez o único a conseguir "espelhar" as frases acompanhando as rápidas escalas do guitarrista. Im Easy cativa pela descontração, a composição de Billy Field e Tom Price, flerta com o blues raiz e o rockabilly, a grande diferença é que na versão do "Diamond Dave", não temos o piano. Em Ladies' Nite in Bufallo, a cadencia do blues pesado dá as cartas com a "reta" seção rítmica, deixando espaço para os licks e solos de Steve Vai ganhar destaque. Alem da linha constante nos graves, Billy usa uma tarracha conhecida como hipshot, no qual pode-se afinar rapidamente o "mizão" em ré (no intuito de ganhar mais peso) O trecho aos 2:15 minutos, antecede o espetacular solo de Steve Vai, um dos melhores de sua carreira. Going Crazy é uma típica canção do Van Halen, e conta curiosamente com o contestado teclado, pois é, como era o nome do vocalista que criticou ferozmente a adição dos mesmos no disco 1984?. O mundo dá voltas ... Voltamos aos anos 60 com Tobacco Road (cover de Nashville Teens) a nova versão dá uma banho na primeira. Outro destaque é Big Trouble, um protótipo do que o cantor faria se continuasse com Van Halen. E o que falar dos solos magníficos de Steve Vai ? o novo prodígio das seis cordas, fazia miséria com bases perfeitas e solos curtos. Infelizmente David não conseguiu repetir o feito de Eat 'Em and Smile (apesar do excelente Skyscraper de 1988). Sua carreira afundou aos poucos e a volta com o Van Halen foi uma saída acertada em termos financeiros.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Eat 'Em And Smile
Álbum disponível na discografia de: David Lee Roth
Ano: 1986
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,25 - 4 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar