Resenha

Charlie Haden & Pat Metheny: Beyond The Missouri Sky

Álbum de Pat Metheny

1997

CD/LP

Por: Tarcisio Lucas

Colaborador

11/06/2018



Um disco, muitas histórias

Sabe aqueles filmes que capricham na fotografia, mostrando paisagens bucólicas/rurais típicas do interior norte americano? Ou aquelas películas estilo "road movies", onde temos uma visão panorâmica de uma estrada deserta, cruzando imensidões vazias, e lá no fundo, naquela curva,  um carro, dentro do qual sabe-se estar uma pessoa vivendo uma crise existencial, admirando a beleza e a solidão de toda a paisagem circundante?
Pois bem, esse disco seria uma excelente trilha sonora para qualquer uma dessas cenas.
Ainda que no meio musical Pat Metheny seja uma unanimidade, o grande público brasileiro de maneira geral ainda desconhece o trabalho magistral desse guitarrista, ganhador de nada mais nada menos que 20 prêmios Grammy. Pat é um músico de jazz,  famoso por unir em seu som elementos distintos, como o fusion, musica latina e contemporânea.
Charlie Haden, que faleceu em 2014, era um baixista de jazz que primava por uma abordagem bastante melódica do instrumento.
Ambos, Pat e Charlie, são exemplos de virtuosidade em seus respectivos instrumentos, capazes de compor e executar músicas com harmonias e ritmos complexos.
E é justamente na contramão dessas características que temos o incrível "Beyond the Missouri Sky". 

O que temos aqui é uma coletânea de musicas que primam pelo "feeling" (sentimento), pelo emocional, pelo muitas vezes etéreo e, mais vezes ainda, pelo simples (mas não se engane!). 
Ainda considero um disco virtuoso, mas aquele tipo de virtuosidade que se faz pela delicadeza.
Como o próprio título do disco entrega, o que temos aqui são histórias, ainda que curtas, profundas e de uma sensibilidade que chega até a doer.
É um disco de jazz? Não. Eu o classificaria mais como um disco de folk, bastante peculiar, mas ainda assim essencialmente folk.
O disco, em cada música apresentada, traça uma paisagem sonora, remetendo a momentos de quietude e introspecção. Ao ouvir esse disco, pensamos que poderíamos ser cada um de nós dirigindo aquele carro que aparece na cena do filme, cruzando aquelas estradas semi desérticas da geografia americana, tentando encontrar um rumo e um sentido na vida.
Muitas vezes esse disco é injustamente chamado de "background music", ou, em termos do português, "música de elevador".
Grande injustiça.
Mesmo se deixarmos de lado as intenções subjetivas dos compositores, o que temos aqui são musicas onde os timbres dos instrumentos foram cuidadosamente trabalhados, as linhas melódicas são muito bem desenvolvidas. Em alguns trechos, é possível perceber claramente uma certa improvisação acontecendo, como seria de se esperar de um disco de jazz.
A produção é respeitosa,colocando em evidência cada musico no momento preciso.
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a capa do disco.
Em épocas de download e mercado digital, tem-se esquecido da importância de tratar um álbum como um todo; os artistas de maneira geral sabem que terão pouquíssimos segundos para prender a atenção de seus possíveis consumidores, então toda a apresentação visual acaba sendo "chapada", no sentido de tentar ser algo que possa se captar em poucos olhares. Na época dos vinis, e até mesmo dos cds, a arte da capa, contracapa e encartes servia, entre outras coisas, para criar o "clima" do material que se escutaria.
A capa de "Beyond the Missouri Sky" transmite de maneira espetacular o conteúdo sonoro apresentado. recomendo fortemente que se escute algumas músicas apresentadas olhando-se atentamente para ela, deixando-se perder no visual apresentado.
Eu nunca fui ao Missouri. 
Mas depois de escutar esse disco, senti uma vontade imensa de ir até lá, apenas para conhecer o que quer que seja que tenha inspirado esse disco!
Muitas vezes, como na canção "Tears of Rain" a sonoridade esbarra fortemente no estilo New Age, o que de forma alguma é um elemento ruim, acrescentando muito à nossa escuta.
É um disco para todos? De forma alguma! Creio que fãs de jazz mais "hardcore" torçam um pouco o nariz nas primeiras escutas (mas serão conquistados nas próximas, tenho certeza).

Recomendadíssimo para fãs de musicas dos momentos mais viajantes do YES e do Pink Floyd, fãs de new age de maneira geral.
E para todos aqueles que querem e/ou precisam relembrar que a vida tem seus momentos de delicadeza, quietude e silêncio, e que às vezes faz muito bem nos voltarmos para eles - e acompanhados pela presença incrível de Pat e de Charlie, será uma viagem fabulosa. 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tarcisio Lucas

Nível: Colaborador

Membro desde: 16/10/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBlackmore's Night - All Our Yesterdays (2015)

    13/06/2018

  • Image

    ResenhaArandu Arakuaa - Mrã Waze (2018)

    20/03/2019

  • Image

    ResenhaRhapsody of Fire - Legendary Years (2017)

    15/06/2018

  • Image

    ResenhaChico Buarque - Chico (2011)

    05/03/2018

  • Image

    ResenhaParadise Lost - Medusa (2017)

    20/10/2017

  • Image

    ResenhaMythological Cold Towers - Immemorial (2011)

    31/10/2018

  • Image

    ResenhaRhapsody of Fire - Legendary Tales (1997)

    04/01/2019

  • Image

    ResenhaArandu Arakuaa - Wdê Nnãkrda (2015)

    16/06/2018

  • Image

    ResenhaAfter Forever - Prison of Desire (2000)

    25/01/2018

  • Image

    ResenhaDavid Duchovny - Hell or Highwater (2015)

    22/03/2018

Visitar a página completa de Tarcisio Lucas



Sobre o álbum

Charlie Haden & Pat Metheny: Beyond The Missouri Sky

Álbum disponível na discografia de: Pat Metheny

Ano: 1997

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Charlie Haden & Pat Metheny: Beyond The Missouri Sky



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.