E o velho e bom Sabbath ainda tinha lenha pra queimar...
Fico imaginando o peso nas costas de Tony Martin, por substituir vocalistas consagrados à época como : Ozzy, Dio, Ian Gillan e Glenn Hugles, e apesar de ser o mais "fraco" da turma, se saiu bem. O terceiro registro de Martin com o Black Sabbath, segue o trabalho proposto desde o excelente Eternal Idol, soando um pouco mais melódico que os anteriores. Não é conceitual como a maioria diz, somente algumas faixas enveredam em torno da mitologia nórdica. Então vamos aos destaques: "Anno Mundi" e seus acordes iniciais de violão remetem imediatamente a Children of The Sea - depois toma outro destino. Heavy tradicional agradável de se ouvir, com destaque para a bateria do veterano Cozy Powell. "Jerusalém" é a melhor faixa de Tyr, e uma das melhores da fase Tony Martin, perfeita do começo ao fim. Nela Tony Martin mostra seu valor. Creio que muitas viúvas de Ozzy e Dio tiveram que se dobrar a sua qualidade. Intercalando a densidade com partes acústicas "The Sabbath Stones" é uma prévia do que veríamos em Dehumanizer (1992) obvio que em sua parte mais pesada. Somente aos dedilhados de guitarra e alguns efeitos de sintetizador emulando ventos, a voz de Tony Martin ganha evidência em "Odin's Court", servindo de ponte para a agitada Valhala. Tentando alcançar o mesmo sucesso da bela "No Stranger to Love" o Black Sabbath erra o pé com a balada "Feels Good To Me". Como se o Bon Jovi fizesse um tributo a banda de Birmingham. É isso, entre mortos e feridos, temos um disco acima da média. Os detratores continuaram dizendo sandices, e como é próprio dos sábios mudar de ideia, todos deveriam dar uma chance a essa fase diferente e criativa do Black Sabbath. A formação dessa época é bem descaracterizada, apesar dos ótimos músicos, mas a alma do Black Sabbath ainda está ali, e atende como Tony Iommi, despejando um turbilhão de riffs com sua SG preta.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Tyr
Álbum disponível na discografia de: Black Sabbath
Ano: 1990
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 12 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Tyr:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar