Destruindo os posers
Na segunda metade dos anos 90, o cenário musical do Rock estava bastante desagradável, devido a ascenção de bandas de New Metal com suas afinações baixas e vozes lotadas de scream; de bandas de Metal Progressivo que, embora tivessem algumas interessantes, em sua maioria eram cansativas por valorizar em demasia a técnica, perdendo a essencia que o Metal possui; ou ainda grupos que pareciam saído de um picadeiro, com músicos metidos a roqueiros satânicas mas que mais pareciam um bando de palhaços. Em um panorama internacional, o Hammerfall, em seu debut (mais voltado ao Heavy Metal tradicional), o Grave Digger com "Tunes of War", Manowar com "Louder than Hell" e o Marauder com "1852", dentre outros, trouxeram novos ares para os apreciadores de Heavy Metal. Aqui no Brasil, o maior representante dessa saga, sem dúvida alguma, foi o Steellord. O grupo, formado em Cascavel - PR, trazia mensagens inspiradoras em suas letras, falando do orgulho em ouvir Heavy Metal e ter esse gênero musical como estilo de vida. Frases clichês que adoramos ouvir eram cantadas a todo momento em cada música. Após uma intro cuja voz parece ser uma fala dita pelo próprio Odin, entra a clássica música "Steellord" e o seu refrão épico que não sai da mente dos headbangers desde então. Um instrumental que parece ter sido retirado dos melhores trabalhos do Manowar com uma voz que lembra a um Grave Digger potencializado. Essa música diz a proposta da banda: tocar o verdadeiro Metal, sem modismos, de forma direta, pesada, forte e marcante. Bases bem construídas, nada de técnicas exibicionistas e bateria destruidora, marcam essa e todas as músicas da banda. "In Metal We trust" é veloz, recheada de bumbos duplos e palhetadas ao estilo Running Wild. Uma musica que enche de orgulho todos os fãs da música pesada. Heavy Metal como tem que ser feito e executado. Com sua letra machista e politicamente incorreta, temos "Nice profane lady", que prega a superioridade masculina e a submissão feminina, ideia que, embora eu não concorde, foi resgatada do Metal oitenstista. Um riff cortante e uma bateria que arrebenta qualquer parede sonora faz dessa música um presente de raro valor. O deleite vem com "Headbanger force", que lembra a segunda música da demo e finaliza com a época, emocionante e maravilhosa "Spirit of Black Forrest", executada somente no teclado, lembrando a música "Hammerheart", do Bathory, presente no álbum "Twilight of the Gods". Visando composições inspiradas na década anterior, o trabalho do Steellord é novamente relevante, pois poucas bandas mantém acesa a verdadeira chama do Metal tradicional no mainstream atualmente, estando as melhores atuando no underground, assim como ocorria na época em que este trabalho foi lançado. É preciso surgir o novo Steellord. É preciso que a força do Metal antigo esmague o modismo atual.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Rafael Lemos
Nível: Colaborador
Membro desde: 29/04/2018
"Colecionador de cds de bandas de Rock. Pirataria: não. "
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Rafael Lemos
Sobre o álbum

Steellord
Álbum disponível na discografia de: Steellord
Ano: 1999
Tipo: EP/Single
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar