Resenha

...It's Only The Beginning

Álbum de Different Strings

2006

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

03/08/2022



Um bom disco e com potencial para agradar principalmente os fãs de rock progressivo mais melódico e de arestas pesadas

O músico maltês Chris Mallia é o grande idealizador do projeto, Different Strings, um projeto que foca principalmente no estilo Neo-Progressivo, mas tendo também influências no metal. Às vezes entregando uma música atmosférica e às vezes linhas mais pesadas, não é muito fácil de encontrar bandas para servir como comparativo, mas acho que dois bons nomes para isso seriam Everon e Iluvatar - já resenhei disco de ambas aqui no site – ou como se fosse uma espécie de mistura entre Marillion e Eloy. A banda consiste apenas em Chris que toca todos os instrumentos e o vocalista Alan Mayo. A instrumentação encontrada em ...It's Only The Beginning é encorpada, porém, nenhum pouco vistosa.  

Se você é daquele tipo de ouvinte onde o nível de prazer atingido com uma música está ligado ao seu grau de inovação, talvez este não seja o modelo de disco que terá uma vida útil durante muito tempo na sua mão, inclusive, eu sou uma das pessoas que valoriza muito uma banda que apresenta algo novo, principalmente em seu disco de estreia, mas penso que também devemos enxergar além disso, pois às vezes podemos encontrar muito prazer em uma composição simples e comum, mas que entrega linhas instrumentais emocionais e atmosféricas, além de proporcionar boas camadas de sons. Considero ...It's Only The Beginning um disco sem muita ambição, porém, com vários momentos interessantes.  

Agora vamos falar sobre um ponto negativo do álbum, a sua produção que é muito fraca, isso acaba fazendo com que a boa e em alguns momentos até intrincada musicalidade, se esconda em, por exemplo, riffs de guitarra que por vezes soam sujos – no sentido mais pejorativo da expressão. Acho que os vocais – que inclusive são bons - poderiam ser mais baixos e a bateria um pouco mais alta, pois na forma que se apresenta na maior parte do disco, ela não consegue envolver o ouvinte, dando uma sensação quase de repouso. Porém, quando ouvi esse disco com um amigo, ele não concordou comigo em relação a essas deficiências do álbum, o que deixa claro que diferentes ouvintes podem ter respostas diferentes e que esses problemas citados por mim podem não ser relevantes para mais ninguém.  

Apesar de eu achar que Chris Mallia se saiu muito bem gravando todos os instrumentos do disco, acho que uma banda regular e de músicos bem selecionados daria um grande empurrão na qualidade final de ...It's Only The Beginning. Mas no frigir dos ovos, é um bom disco e com potencial para agradar principalmente os fãs de rock progressivo mais melódico e de arestas pesadas que não ligam muito para uma produção de alto padrão.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaHaken - Virus (2020)

    04/06/2020

  • Image

    ResenhaKaleidoscope - Tangerine Dream (1967)

    05/05/2021

  • Image

    ResenhaFarmhouse Odyssey - Rise of the Waterfowl (2016)

    25/04/2018

  • Image

    ResenhaAl Di Meola - Elegant Gipsy (1977)

    24/02/2018

  • Image

    ResenhaBeardfish - Mammoth (2011)

    14/10/2020

  • Image

    ResenhaNemo - Coma (2015)

    18/04/2021

  • Image

    ResenhaCamel - Moonmadness (1976)

    07/03/2018

  • Image

    ResenhaVan Der Graaf Generator - Still Life (1976)

    23/06/2018

  • Image

    ResenhaDream Theater - A View From The Top Of The World (2021)

    21/10/2021

  • Image

    ResenhaOceansize - Frames (2007)

    31/10/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

...It's Only The Beginning

Álbum disponível na discografia de: Different Strings

Ano: 2006

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de ...It's Only The Beginning



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.