Resenha

Clockwork Angels

Álbum de Rush

2012

CD/LP

Por: Giovanni Marcon

Usuário

02/07/2022



Um fim épico para encerrar uma carreira

Creio que poucos gostaram desse álbum, mas para mim, ele é o segundo álbum do Rush, perdendo para "Moving Pictures". Hoje 30/06/2022 farei uma resenha sobre "Clockwork Angels", lançado no dia 12/06/2012.
Na minha opinião, "Clockwork Angels" é o único álbum conventual do Rush (alguns foram que Hold Your Fire é também um álbum conceitual, mas para mim, não).
O álbum se inicia com "Caravan", uma música que fala sobre Owen Hardy, um garoto que quer sair de seu vilarejo Barrel Arbor para viver aventuras fora de sua terra e quer sair a qualquer custo. Até esse momento, Owen tem uma visão pura e romântica nesse mundo que o cerca.
"BU2B" deixa esse romantismo de Owen de lado e percebe que o mundo não é perfeito, mas os valores e a tal de justiça nesse mundo são ressaltados a toda hora.
"Clockwork Angels" explica o papel de anjos mecânicos na sociedade (olha o trocadilho pior do que do tio do pavê). O objetivo deles é trazer esperança e confiança ao vilarejo, enquanto isso, o Relojoeiro (um ser mitológico da vila) conversa com Owen, tentando a convencê-lo a desistir de sair.
"The Anarquist" é apresentado o vilão, o Anarquista que foi recompensado com algo que não devia. Também é carregado por uma vingança em seu interior. Sua vingança é concluída em "Carnies", uma emboscada é preparada (uma bomba para ser mais exato) e que é explodida e gerando  caos no vilarejo. O detonador caiu na mão de Owen e todos pensam (até o Relojoeiro) que foi ele que plantou a bomba.
Em "Halo Effect" fala sobre o  enquanto ele pensa em uma dançarina que ele conheceu e projeta uma vida juntos. Eles até namoram, mas deixou ele porque era obsessivo com ela enquanto fugia do vilarejo.
"Seven Cites Of Gold" fala sobre como Owen fugiu para o leste, vê monumentos sobrenaturais, frio extremo, tudo que um brasileiro enfrenta. Depois ele vê as cidades dos sonhos, que apesar de suas belezas, são hostils e perigosos que também é cheia de oportunidades e problemas. Owen agora trabalha na cidade portuária e o barco que ele tripulação é atingida por uma tempestade que em "The Wreckers" que é possível notar uma grande mudança em seus princípios. No meio da tempestade eles vêem uma luz brilhante surgindo na neblinae pensando que era algum porto, seguem a luz para tentar atracar, mas era uma armadilha. O barco bate em uma parede de recifes e é saqueado.
"Headlong Flight" é sobre não se arrepender de suas escolhas, "aprendi a lutar, amar, e desejo viver isso de novo" diz Owen.
"BU2B2" mostra que Owen mudará seria princípios e valores e que também terá uma linha de racionais parecida com a do Anarquista.
A penúltima música "Wish Them Well" indica que Owen tem uma vingança, mas felizmente, mostra que esses sentimentos ruins que temos, é para nós deixá-los para longe.
E finalizando o álbum de forma magistral "The Garden" é uma metáfora de um jardim. As plantas e flores são o amor e o respeito. Assim que envelhendo, morrerão, mas só se tiver a vontade de passar para frente.
"Clockwork Angels" é um álbum pesado, lembrando o hard rock dos anos 1970. De longe, um dos melhores álbuns do Rush e também de finalizar uma grande carreira.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Giovanni Marcon

Nível: Usuário

Membro desde: 25/05/2022

"Adoro música, principalmente rock. Faço resenhas, cadastro artistas e álbuns."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaO Terno - Melhor Do Que Parece (2016)

    04/08/2022

  • Image

    ResenhaRush - Snakes & Arrows (2007)

    18/08/2022

Visitar a página completa de Giovanni Marcon



Sobre o álbum

Clockwork Angels

Álbum disponível na discografia de: Rush

Ano: 2012

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,08 - 13 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Clockwork Angels



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.