Resenha

Please Please Me

Álbum de The Beatles

1963

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

04/05/2018



O primeiro passo do maior fenômeno da história da música

Após o primeiro encontro de John e Paul, ainda nos anos 50, em uma pequena apresentação dos The Quarrymen, muita água passou por debaixo da ponte até lançarem, em 1963, o seu debut. "Please Please Me" é um álbum marcante, um embrião de tudo o que este monumento chamado The Beatles viria a se tornar no futuro.

Após o primeiro encontro com o empresário Brian Epstein, em 1961, os Beatles foram incentivados a seguir na estrada até conseguirem certa maturidade nas apresentações ao vivo e também como compositores. Além disso, receberam dicas de como cuidar do visual e ter mais profissionalismo em suas apresentações. Enquanto isso, Brian direcionava seus contatos para conseguir assinar o grupo com alguma gravadora.
Após o contrato com a Parlophone, os Beatles aterrissaram nos Abbey Road estúdios para início dos trabalhos com o gênio produtor George Martin. O álbum foi registrado praticamente ao vivo, tudo em um único dia, encerrando com o clássico de Medley e Russell: "Twist And Shout", faixa reservada por Lennon para poder acabar com a sua voz somente no fim das gravações. Passou o dia todo consumindo pastilhas tentar amenizar o estrago.

Recheado de grandes performances em canções de outros compositores, as músicas autorais também se sobressaem, principalmente "I Saw Her Standing There" e "Please Please Me", além é claro, da bobinha porém agradável "Love Me Do", já registrada previamente ainda com Pete Best na bateria. Aliás, uma das mudanças sugeridas por George Martin foi a substituição dele nas audições preliminares. Graças a isso, a conexão entre os quatro membros foi perfeita com a chegada do carismático Ringo Starr.
Das regravações, destaco a performance de John em "Anna (Go to Him)", cantando lindamente com sua voz em um tom mais grave. George vai bem também em "Chains" e Ringo em "Boys".
Algumas faixas ainda careciam de aprimoramento.	"There's A Place" e "Do You Want To Know A Secret?" são bons exemplos. Em contrapartida, "Misery", "Ask Me Why" e "P.S. I Love You" demonstram muito talento e potencial nestes compositores ainda jovens em seus vinte e poucos anos.
As demais faixas, "Baby It's You" e "A Taste of Honey", que também são regravações, ficaram legais, mas sem muito destaque.

Após o lançamento do álbum, os Beatles logo começaram a subir, com "Love Me Do", "Twist And Shout" e principalmente a espetacular "Please Please Me", a minha favorita das três.

Se você conhece pouco da carreira dos fab four, comece pelo primeiro, comece por "Please Please Me", pois, ao seguir em direção ao segundo álbum, "With The Beatles", já será possível identificar uma evolução absurda, fator extremamente relevante na carreira do grupo.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGlowing Tree - Bucolic (2018)

    31/07/2018

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Magical Mystery Tour (1967)

    23/04/2021

  • Image

    ResenhaGamma Ray - Empire Of The Undead (2014)

    25/08/2017

  • Image

    ResenhaMarillion - Brave (1994)

    01/06/2020

  • Image

    ResenhaTransatlantic - The Absolute Universe: The Ultimate Edition (2021)

    18/03/2021

  • Image

    ResenhaElton John - The Diving Board (2014)

    09/03/2020

  • Image

    ResenhaBusic - Busic (2016)

    06/12/2019

  • Image

    ResenhaScorpions - Return To Forever (2015)

    08/10/2019

  • Image

    ResenhaCalifornia Breed - California Breed (2014)

    14/04/2020

  • Image

    ResenhaPaul Rodgers - Cut Loose (1983)

    30/03/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Please Please Me

Álbum disponível na discografia de: The Beatles

Ano: 1963

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,77 - 13 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Please Please Me:

  • 04
    fev, 2021

    Começo sólido, apesar de simples

    User Photo José Esteves

Visitar a página completa de Please Please Me



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.