Resenha

Closure/Continuation

Álbum de Porcupine Tree

2022

CD/LP

Por: CastroBatera

Usuário

27/06/2022



Um novo Porcupine Tree?

Após mais de uma década do longínquo álbum "The Incident" (2009) é cabível a pergunta: o retorno do Porcupine Tree trouxe algo de diferente em sua sonoridade?
Sem nunca se importar com o que a opinião da grande mídia os músicos se separaram em 2012. Cada um com novos projetos. Destaque para Steven Wilson que se consolidou como maior nome do rock progressivo neste início de século. 
Com o retorno agora em 2022, é natural sentir mudança na sonoridade da banda haja vista que o eficiente baixista Colin Edwin se desligou da mesma. Sem entrar em detalhes sobre, o fato é que a banda está "menos Wilson" e "mais Barbieri", "menos Wilson" e "mais Harrison".
Se isso é bom ou ruim, aí as coisas complicam para uma resposta acertada.
A realidade é que com o tempo, através dos anos, todos nós (e não só eles) tendemos a evoluir, mesmo que isso signifique diminuir a pressa, diminuir a pressão. 
"Harridan" abre o álbum de forma direta e sem desvios: baixo tocado por Wilson já denota uma habilidade que é característica do grupo: foco no groove. E quando entra então o mestre das baquetas, Harrison, a música desabrocha em mais uma peça que entra no Hall das mais progressivas músicas do Porcupine Tree. A música é um deleite e funciona como um alto aviso: "Pessoal, chegamos!".
As baladas estilo meio Beatles meio BritPop meio King Crimson existem? Sim. Estão aqui, principalmente em "Of New Day".
"Rats Return" ja tem um início sincopada ao extremo como poucas vezes vimos a banda começando uma música. Uma delícia de obra que fará muitos desejarem experimentar ser "air drummers", graças a maestria do baterista, porém aqui o mérito é de Steven Wilson por conseguir trazer simplicidade e complexidade em um único tema.
O álbum não é nem de longe um dos três melhores do grupo, no entanto, vale para um retorno digno de grandes músicos ao principal projeto musical de suas vidas.
Os amantes de rock, rock progressivo ou simplesmente, os amantes da boa música devem agradecer este retorno e se deliciar com a técnica e a musicalidade na forma certa. 
Seguindo a ideia do título do trabalho (encerramento/continuação), parece ser uma brincadeira, um jogo de palavras. Eles continuam numa nova fase? Ou será este a pá de cal deste grupo de grandes músicos?
Espero ainda que há mais por vir! Que venha mais Porcupine Tree!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre CastroBatera

Nível: Usuário

Membro desde: 05/06/2022

"Um apaixonado por músicade QUALIDADE que reverbere a essência do popular sem perder a alma do erudito. NewWave/ProgMetal/Postpunk Ramificações do Rock que interseccionam em algum momento. Ali estarei eu!"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaPlacebo - Sleeping With Ghosts (2003)

    15/08/2022

Visitar a página completa de CastroBatera



Sobre o álbum

Closure/Continuation

Álbum disponível na discografia de: Porcupine Tree

Ano: 2022

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,25 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Closure/Continuation:

  • 27
    jun, 2022

    Algumas composições decentes, mas sem apresentar nada de novo

    User Photo Expedito Santana

Visitar a página completa de Closure/Continuation



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.