
Resenha
Christmas Variations
Álbum de Rick Wakeman
2000
CD/LP
Por: Tiago Meneses
Colaborador Top Notch
17/06/2022
Variações de músicas natalinas em uma abordagem mais pensativa e contemplativa à época
O disco Christmas Variations de Rick Wakeman, tem em seu título a sua proposta, entregar versões de várias músicas natalinas famosas no ocidente. Antes de ouvi-lo pela primeira vez, me lembro que achava ser um registro inteiramente feito ao piano, porém, ao pegar várias músicas natalinas insipidas e simplistas e as traduzirem para um estilo mais clássico, Wakeman também acrescentou uma grande quantidade de sintetizadores e que deixaram suas peças mais consistentes, evitando assim, que o disco funcionasse somente como uma espécie de coleção de músicas de elevador. “Silent Night” começa o disco talvez com a música natalina mais conhecida de todas. Um belo arranjo ao piano acompanhado de sutis sintetizadores ao fundo, “Hark The Herald Angels Sing” possui um piano muito elegante do começo ao fim e “Christmas Is Coming, Salute The Happy”, além de entregar um belo piano solo, também possui um dos melhores arranjos de apoio de todo o disco. “Away in A Manger” possui uma condução mais intrincada do que as anteriores, transmitindo também muita emoção, enquanto que “While Shepherds Watch Their Flocks By Night” traz algumas vibrações sinfônicas mais dramáticas, porém, sem deixar que o piano seja o ponto principal da melodia. “O Little Town Of Bethlehem” é uma peça baseada mais em sintetizador do que piano, dando assim, uma boa variedade de som ao disco, “It Came Upon A Midnight Clear” entrega um piano poderoso e dramático e “Once In Royal David’s City” possui mais de um som de sintetizador, além do piano que novamente lida com muito drama, porém, menos que na faixa anterior. “O Come All Ye Faithful” tem algumas interações intrincadas de piano e boas texturas de sintetizadores que a transforma em um dos mais belos e elegantes momentos do disco, porém, mesmo sendo uma música sólida, “Angels From The Realms Of Glory” encerra o disco como um dos seus momentos menos inspirados – o que não quer dizer que não possua nenhuma passagem bonita. Acho que não tem como ser muito prolixo quando falamos de um disco natalino, mas vale destacar que Christmas Variations não é feito para tocar nas lojas enquanto elas tentam nos persuadir que um dos verdadeiros espíritos do Natal é ligado aos presentes e no quanto gastamos com eles, o som aqui parece estar ligado em uma abordagem mais pensativa e contemplativa à época. Houve muito cuidado na criação dessas variações, com Wakeman pegando cada uma de suas simplicidades e dando-lhe mais significado e amor. Enfim, se você entender a proposta, certamente vai estar ouvindo um bom disco.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 28/09/2017
"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Tiago Meneses
Sobre o álbum

Christmas Variations
Álbum disponível na discografia de: Rick Wakeman
Ano: 2000
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar