
Resenha
Conspiracy
Álbum de Terje Rypdal
2020
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
17/06/2022
Rypdal retorna em grande estilo
O guitarrista norueguês Terje Rypdal sempre foi subestimado até mesmo entre os amantes do jazz e nunca obteve o devido reconhecimento pela sua genialidade. Mas o lado positivo de se viver no underground é a liberdade musical de fazer o que quiser, quando quiser. Nos últimos anos, Rypdal se envolveu em projetos com big bands, sinfonias, conjuntos vocais, eletrônicos e chegou a gravar com Ronni Le Tekro, seu conterrâneo e guitarrista da banda de hard rock TNT. Envolvido em tantas produções o guitarrista ficou vinte anos sem lançar um novo trabalho solo, o que é uma eternidade para quem lançava discos com certa regularidade desde 1967! Para a gravação de Conspiracy, Rypdal recrutou o tecladista Ståle Storløkken, que já havia integrado sua banda em apresentações ao vivo; O baterista veterano Pål Thowsen e o jovem Endre Hareid Hallre para cuidar das linhas de baixo. O quarteto se reuniu no Rainbow Studio em Oslo, e gravaram um excelente álbum. São seis temas, onde o guitarrista retorna as raízes de seus primeiros trabalhos, trazendo novamente seu jazz denso e atmosférico. “As If The Ghost … Was Me!?” que abre o álbum nos remete a clássicos do guitarrsita como “Descendre” e “Waves”. A guitarra aparece em evidência, devidamente amparada pelos pratos conduzidos por Thowsen, que apresenta um soberbo trabalho em seu instrumento por todo o disco; A faixa titulo também é um bom destaque, com a guitarra de Rypdal soando mais viajante e dividindo espaço com o órgão. A cozinha permanece coesa e cadenciada; E ainda “Baby Beautiful” com mais de oito minutos, que acabou se tornando a maior faixa do álbum. Sua sonoridade etérea de guitarra contrasta com a bateria mais dinâmica. O baixo soa melódico e compassado, mas o grande destaque é o hammond de Storløkken que da um toque sinfônico ao tema; A estrutura das canções sugere uma construção de tema previamente determinada, ao contrario de outros álbuns do músico em que muitas faixas surgiram de Jam sessions. Conspiracy apresenta um trabalho conciso, coeso e em se tratando do guitarrista, até mesmo mais direto. Vale a pena conferir e viajar no jazz atmosférico de Rypdal.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Conspiracy
Álbum disponível na discografia de: Terje Rypdal
Ano: 2020
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar