Produção prejudicou a estreia de um grande álbum
Com uma proposta de power metal progressivo, o Evergrey surgiu na Suécia, mais precisamente em Gotemburgo, região conhecida pela notável quantidade de bandas de death metal melódico, vide At the Gates, Dark Tranquillity, In Flames, etc. Seu líder é o talentoso guitarrista, compositor e vocalista Tom S. Englund, único membro remanescente até os dias atuais. A sonoridade sombria do Evergrey chama a atenção desde a sua primeira obra em estúdio. "The Dark Discovery" não é conceitual, mas traz temas introspectivos e melancólicos. O álbum progride bem e funciona melhor como um todo, já que o que mais diferencia a banda do power metal tradicional é o fator inesperado. Não sabemos para onde uma música irá, restando ao ouvinte conferir por si. Mas uma coisa é certa: peso, muito peso. Riffs destruidores de guitarra e um timbre vocal sombrio e cheio de drive de Englund, que também faz uso de notas mais altas quando necessário. Se o disco ainda traz temas mais difíceis como "Closed Eyes" e "December 25th", o contrapeso vem com composições muito acima da média para um disco de estreia. "Blackened Dawn", "Dark Discovery", "Beyond Salvation", "Trust And Betrayal" e "Shadowed" são imperdíveis e crescem a cada audição. Destaco também as baladas "As Light Is Our Darkness" e "For Every Tears That Falls", densas e pertinentes diante do proposto. O único pecado aqui é a produção, muito abaixo do esperado. O som é embolado e o baixo é quase imperceptível, uma pena, principalmente sabendo que o trabalho saiu das mãos de Andy LaRocque (King Diamond). Se não fosse pela produção, "The Dark Discovery" certamente teria mais adoradores. Mas representa um grande passo na carreira do Evergrey, sem sombra de dúvidas. Faixas: 1 Blackened Dawn 3:50 2 December 26th 5:04 3 Dark Discovery 3:34 4 As Light Is Our Darkness 1:58 5 Beyond Salvation 4:01 6 Closed Eyes 6:38 7 Trust And Betrayal 4:16 8 Shadowed 3:50 9 When The River Calls 4:27 10 For Every Tear That Falls 4:12 11 To Hope Is To Fear 5:37 Banda: Bass Guitar – Daniel Nojd Drums – Patrick Carlsson Guitar – Dan Bronell Keyboards – Will Chandra Guitar, Vocals, Lyrics – Tom S. Englund Participações: Carina Kjellberg (vocais) Andy LaRocque (guitarra e produção)
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster
Membro desde: 20/03/2017
"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"
Veja mais algumas de suas publicações:
-
DivulgaçãoBanda Bit Beat lança primeiro single em português com identidade visual desenvolvida por três artistas visuais
06/05/2020
Visitar a página completa de André Luiz Paiz
Sobre o álbum

The Dark Discovery
Álbum disponível na discografia de: Evergrey
Ano: 1998
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,25 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar