Resenha

Dawn FM

Álbum de The Weeknd

2022

CD/LP

Por: carlosebaldin

Usuário

13/06/2022



Preso no purgatório

Dawn FM é o segundo álbum de um trilogia que será lançada por The Weeknd. Seu antecessor, After Hours é um álbum que conta a história de um artista dividido entre dois mundos, seu lado melancólico sombrio e suas luzes da fama, entre o que ele é e o que aparenta ser. Minha relação entre esses dois álbuns é de que, apesar da maturidade nos dois ser superior a qualquer trabalho já feito pelo Abel anteriormente, After Hours é muito mais coeso entre suas músicas do que o Dawn FM.

Quando analisamos After Hours temos uma trajetória, início, meio e fim, Dawn FM, sim, se trata sobre um ciclo, nas palavras do próprio Abel: "O personagem morreu em After Hours e está no purgatório em Dawn FM". Este novo álbum é sobre repetição, ciclos, por isso a temática de rádio, como se estivéssemos parados no trânsito, com o semáforo fechado e o rádio ligado.

De qualquer forma, gostei mais do álbum Dawn FM, ele traz ainda mais do Synth Pop oitentista e noventista, a influência de Quincy Jones na produção é esmagadora, vemos muito dela em "Out of Time" e "Sacrifice", a influência do Daft Punk e a produção dos suecos de Swedish House Mafia também são vigorosas, com adicionais de City Pop nas melodias deixa tudo ainda mais com esse estilo retro e, te dá o efeito de "looping" que é-te proposto.

Falando sobre as faixas, eu gostaria de destacar "Gasoline" que é bastante cativante e inovadora, infelizmente é a única música do álbum que Abel traz essa voz mais grave. Em geral, gostei bastante das subsequentes, "How Do I Make You Love Me?" é muito boa, porém o refrão é um tanto repetitivo, eu adoro a ponte com um teclado sintético, me lembrou das bandas anos 70/80. "Take My Breath" com sua versão estendida também é ótima, muito mais dançante que a original. Quero ressaltar que a produção do álbum merece destaque, é o melhor álbum do The Weeknd em questão de produção até então. "Sacrifice" é ótima, "Out of Time" vem logo após "A Tale By Quincy" dando ainda mais profundidade a esta que é a melhor faixa do álbum.

Neste parágrafo, quero falar sobre a parte mais inovadora do álbum, que é Jim Carrey como radialista, acrescenta muito na experiência do álbum ao todo, de fato é uma ótima adição e uma ótima ideia do Abel de trazê-lo para o álbum.

Metade para o fim do álbum, vem alguns faixas tapa buraco, eu quero fazer meu destaque negativo pra "I Heard You're Married", eu achei o The Weeknd mais do mesmo, ele tem faixas semelhantes e melhores em outros álbuns, o Lil Wayne não combina nessa faixa, parece que não se esforçou, pode ser por que os dois não tenham sinergia juntos.

Ao todo é um álbum ótimo, encerra fazendo ligação com a introdução pronto para você escutar tudo de novo. Este álbum é mais escutável (no bom sentido) do que o After Hours. Uma ótima pedida seria você tirar uma noite, apagar as luzes do seu quarto ou, caso tenha, use uma lâmpada azul/roxa/vermelha com luz mais baixa, de fones, escute o álbum inteiro em uma tacada, de olhos fechados, apenas aproveitando a experiência, este é o tipo de álbum que te permite apreciar ainda mais quando você usa apenas um dos sentidos lhe dominar.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre carlosebaldin

Nível: Usuário

Membro desde: 31/12/2020

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Dangerous (1991)

    04/01/2022

  • Image

    ResenhaRaffa Moreira - BC Raff Album (2020)

    08/01/2021

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Thriller (1982)

    04/01/2021

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Invincible (2001)

    07/04/2021

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Off The Wall (1979)

    02/01/2021

  • Image

    ResenhaWheeIn - Redd (2021)

    20/04/2021

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - HIStory - Past, Present And Future - Book I (1995)

    31/12/2020

Visitar a página completa de carlosebaldin



Sobre o álbum

Dawn FM

Álbum disponível na discografia de: The Weeknd

Ano: 2022

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Dawn FM



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.