Resenha

Face Dances

Álbum de The Who

1981

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

26/05/2022



Não é um clássico, mas pode ser considerado subestimado

Como seguir adiante após a perda de um músico como Keith Moon? Apesar de não ser vital para o The Who, já que as criações eram em sua maioria oriundas da mente de Pete Townshend, é inegável sua contribuição para a faceta Rock And Roll sem limites da banda. De explosões no palco até noitadas regadas de drogas e álcool, Moon viveu a vida ao limite, até que sucumbiu ao vício.

Algum tempo depois da morte de Moon, o The Who começou a juntar os cacos para decidir se seguiria adiante. Por fim, retornaram com Kenney Jones (Faces, Small Faces) para enfim lançar, após três anos, um novo álbum de estúdio. "Face Dances" tem um gosto amargo de "nova fase", já que não deveria ter sido assim, então acabou sendo meio que deixado de lado pelos fãs. O disco também se perde um pouco entre o novo e o velho The Who, com momentos mais escassos de brilho. Mas, mesmo assim, vale a pena relembrá-lo.

Com nove canções, "Face Dances" começa bem e vai perdendo um pouco do gás no final. "You Better You Bet", faixa de abertura, foi o primeiro single e soa como o The Who dos anos sessenta, porém executado pelos quase quarentões da época. "Don't Let Go the Coat" é a minha favorita: um rock suave, meio country e com melodia deliciosa. "Cache Cache" traz um pouco da atmosfera das rock óperas, assim como "How Can You Do It Alone", outro grande momento. Gosto bastante das divertidas "Did You Steal My Money" e "Daily Records", me fazendo concluir que, das faixas de Townshend, apenas "Another Tricky Day" não me cativa. John Entwistle contribuiu com duas canções: "You", bem abaixo das demais, e a sátira autobiográfica "The Quiet One", um rockão com essência do período rebelde da banda, algo que acabou soando desconexo do restante do material, embora John tenha mandado muito bem no vocal. Agora no baixo, avassalador como sempre.

A versão em CD trouxe algumas faixas bônus, entre elas, "I Like Nightmares", cantada por Townshend e "It's In You". Duas faixas legais, mas que realmente não se equiparam às que entraram no álbum. Vale mencionar a capa também, uma arte bem interessante de 16 pinturas dos músicos feitas por 16 artistas diferentes. Tudo coordenado por Peter Blake, famoso criador da capa do disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles.

Kenney Jones foi bem, mesmo diante de tanta expectativa, mas a ausência de Moon é sentida durante toda a audição. Mesmo com todas as situações já mencionadas, "Face Dances" resume-se em um bom esforço e definitivamente não merece ser esquecido.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.


1 comentário:

user

Daniel Pavan 26/05/2022

26/05/2022

Acredite se quiser, mas gosto deste disco. E do It´s Hard também.

Faça login para comentar



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaPeter Criss - Peter Criss (1978)

    15/07/2021

  • Image

    ResenhaEsa Holopainen - Silver Lake (2021)

    25/11/2021

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Change The World (2021)

    03/12/2021

  • Image

    ResenhaBad Company - Holy Water (1990)

    29/10/2020

  • Image

    ResenhaRainbow - Long Live Rock 'N' Roll (1978)

    05/08/2020

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Fallen Angel (1978)

    04/12/2020

  • Image

    ResenhaQueen - Sheer Heart Attack (1974)

    14/06/2019

  • Image

    ResenhaLucas Ray Exp - Sphinx (2018)

    28/11/2018

  • Image

    ResenhaCamel - Camel (1973)

    17/12/2021

  • Image

    ResenhaElton John - Songs From The West Coast (2001)

    04/08/2021

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Face Dances

Álbum disponível na discografia de: The Who

Ano: 1981

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 2,67 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Face Dances



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.