Resenha

Strong Arm Of The Law

Álbum de Saxon

1980

CD/LP

Por: João Vitor Prianti Gomes

Usuário

24/05/2022



A essência do que foi a New Wave Of British Heavy Metal?

Após o sucesso de ''Wings Of Steel'', o Saxon lança no mesmo ano a sua terceira bolachinha: ''Strong Arm Of The Law''. Convenhamos que lançar dois álbuns no mesmo ano é para poucos e ter sucesso em ambos é para um número de artistas menor ainda, algo que só me recordo apenas com o Black Sabbath em 1970 com seu álbum de estreia e o ''Paranoid''.

O disco começa com sons de trovões anunciando o que está por vir: a agressiva ''Heavy Metal Thunder''! com os vocais rasgados e altos de Byford acompanhando uma guitarra que é a cara da NWOBHM e uma bateria com viradas  que realmente parecem trovões! Um clássico nos shows do Saxon.
''To Hell and Back Again'' é mais melódica nas guitarras e vocais, mas mantém a pegada forte no refrão. Tem um baixo trotado e impactante, presente durante toda a música. Ela é, na minha opinião e por conta dos elementos citados anteriormente, uma ótima resposta para a pergunta do que é o som característico da New Wave Of British Heavy Metal.
A faixa título é mais cadenciada e mais simples para os ouvidos. Considero-a mais comercial e acho que a intenção do Saxon era essa, já que ela foi escolhida para sair como single. Entretanto, isso não quer dizer que ela não seja boa, pelo contrário!
Taking Your Chances é um arroz com feijão nos riffs e solos, nada de novo sob o Sol, mas existe uma guitarra com chorus no refrão que dá a ela seu charme.
''20,000 Ft'' mostra que Motorhead parece ter sido uma influência positiva. Com uma bateria que lembra a (música) ''Overkill'' e uma guitarra rápida e precisa, os instrumentos seguem a proposta de um passeio de alta velocidade e emocionante em um jato. Com menos cadência que as faixas anteriores, a porrada nos ouvidos é grande e arrisco dizer que junto com Overkill do Motorhead e Let Us Pray do Judas Priest, essa música é uma das sementes do Speed Metal. Ela emenda com o som de um avião em voo para então dar sequência a ''Hungry Years'', uma música com uma pegada totalmente Blues, um diferencial no disco.
''Sixtth Form Girls'' mostra o potencial e a capacidade da banda de fazer até mesmo as composições mais simples ficarem interessantes, mesmo que sejam ofuscadas pelas demais músicas do álbum.
''Dallas 1PM'' é menos Metal e mais Hard Hock, lembrando um pouco o AC/DC e conta sobre o assassinato de John Kennedy.

Enfim, se você não ouviu esse disco ainda eu tenho uma dica pra você: ouça! É uma obra-prima! Talvez esse seja o disco que mostre a essência da NWOBHM e também a essência do que é o Saxon. Um ótimo ponto de partida para conhecer os demais trabalhos da banda.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre João Vitor Prianti Gomes

Nível: Usuário

Membro desde: 24/05/2022

"Amante da música e colecionador de discos de Vinyl principalmente do Rock n' Roll e Metal."

Visitar a página completa de João Vitor Prianti Gomes



Sobre o álbum

Strong Arm Of The Law

Álbum disponível na discografia de: Saxon

Ano: 1980

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,83 - 6 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Strong Arm Of The Law:

  • 13
    jul, 2020

    Obrigatório na coleção

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de Strong Arm Of The Law



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.