Primeiro voo solo longe do Pat Metheny Group
Considerado um dos maiores tecladistas de sua geração, o americano Lyle Mays ganhou notoriedade por dividir o comando do Pat Metheny Group com seu líder. A dupla trabalhou junta por mais de quatro décadas até seu falecimento em fevereiro de 2020, vitima de uma doença recorrente. Em 1985, quase dez anos ao lado de Pat Metheny, Mays resolveu iniciar sua carreira solo, reunindo alguns músicos no cultuado estúdio The Power Station em Nova Iorque. Para as gravações, Lyle agregou um grupo respeitável de músicos, todos eméritos jazzistas contemporâneos como guitarrista Bill Frisell, o baterista Alex Acuña (Weather Report), o saxofonista Billy Drewes, o baixista Marc Johnson e o percussionista brasileiro Naná Vasconcelos. Em termos de sonoridade, o álbum não difere tanto dos trabalhos do Pat Metheny Group, ou seja: Um jazz extremamente melódico, com certe influência de folk music e até mesmo pitadas de rock progressivo. Porém, Mays acrescenta novas sonoridades exercendo sua influência clássica no piano acústico ao melhor estilo Keith Jarret. O musico aumenta sua paleta sonora ao trazer ecos da musica japonesa como visto em “Teiko”. Lyle utiliza ambiências de teclados no inicio da canção, lembrando o que fazia Kitaro. Mas o tema logo é desconstruído pelo sax de Drewes; “Highland Aire” abre o disco com forte influência prog e ecos de música européia, notadamente a escocesa; Mas o grande destaque é “Alaskan Suite”, tema divido em três parte que toma quase todo o antigo lado B do vinil. Todas as texturas musicais de Mays podem ser vistas aqui: Do piano minimalista e melódico a passagens complexas de sintetizador tal como uma trilha sonora. As incursões de guitarra feitas por Bill Frisell apresentam certo frescor a música de Lyle, uma vez que sua concepção e estilo diferem muito de Pat Metheny. O primeiro álbum solo de Lyle Mays, apresenta um jazz melódico, sinfônico com extensa gama de influência e sem experimentalismos em excessos, o que o torna ideal para ouvidos desacostumados com o estilo.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Lyle Mays
Álbum disponível na discografia de: Lyle Mays
Ano: 1986
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar