Resenha

Inget Nytt Under Solen

Álbum de Kaipa

1976

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

09/05/2022



Rock progressivo sinfônico diretamente da Suécia e feito com excelência

Kaipa é muitas vezes nomeada simplesmente como a primeira banda de Roine Stolt. O guitarrista tinha apenas 19 anos quando eles lançaram o disco de estreia, e 20 quando deram luz a Inget Nytt Under Solen, alvo dessa resenha. Mas apesar da pouca idade dos músicos, é impressionante como eles soavam com grande maturidade. Vale destacar, que apesar da banda ter recebido um reconhecimento tardio, ainda assim, isso ocorreu principalmente por conta de Roine e a sua fama alcançada futuramente, caso contrário, talvez a visibilidade do grupo seria menor ainda do que hoje. Outro ponto importante, é que aqui, o guitarrista tem um papel muito menos dominante em relação ao que ocorre no The Flower Kings, o que não quer dizer que o som do Kaipa não tenha influenciado o The Flower Kings.  

“Skenet Bedrar” é a peça que abre o disco com os seus mais de 21 minutos de duração. Um épico simplesmente maravilhoso e que considero não apenas o destaque do disco, mas de todo o catálogo musical do grupo. Muito sinfônica e de beleza rara, os toques emocionais e profundos, além da ótima seção rítmica da guitarra de um ainda inexperiente Roine Stolt, já mostram muito do que ele se tornaria no futuro. Os vocais em suecos são muito dramáticos, e as camas criadas pelas teclas possuem boas influencias clássicas, os sintetizadores, moog e órgão oníricos são sensacionais, enquanto que o Mellotron é assombrosamente belo. Uma música belíssima e sensível do começo ao fim, além de sinfônica e cheia de variações e melodias extremamente sólidas. Apesar de começar com o seu melhor número, ainda há algo mais a ser oferecido pela banda – mesmo que não chegue nessa mesma qualidade.  

“Omsom Sken” começa por meio de uma instrumentação atmosférica criada pelas teclas. Após um breve momento vocal, a peça entra em uma passagem instrumental que soa como a trilha de algum desenho animado infantil. Roine Stoit já disse algumas vezes que gosta de se inspirar em canções folclóricas suecas quando estava compondo para a Kaipa, isso acaba explicando muito bem essa parte da música que começa a partir dos 1:50 e conduz a peça até o fim. “Korståg” é uma música instrumental muito agradável. A guitarra de Stolt e as teclas de Hans Lundin são os destaques, e preenchem a peça com uma musicalidade fina e delicada por toda a parte, porém, não esquecendo de mencionar a base sólida construída pela seção rítmica. “Stengrodornas Parad” é uma peça com menos de um minuto, tem um ar meio cômico e lembra bastante aquelas músicas curtas do The Flower Kings que são usadas para preencher uma lacuna entre duas faixas. 

“Dagens Port” começa com vocais sentimentais e algumas notas reservadas de teclas, então que a banda passa a criar uma preparação para que a peça siga adiante, mas agora com uma instrumentação muito mais altissonante do que a exibida na introdução. Confesso que apesar de não achar ruim, também não é uma faixa que me enche os ouvidos. “Inget Nytt Under Solen” é a faixa título e também a que encerra o disco. Possui ótimos e apaixonados vocais, uma linha robusta de baixo por volta de 1:15 – nessa parte também há um aumento no ritmo da música. Possui, como sempre, teclas de muito bom gosto e mais um bonito solo de guitarra que entrega um belo final para o disco.  

Inget Nytt Under Solen mostra a banda com muito mais ambição do que no seu disco anterior. Todos os teclados e dispositivos são usados como uma grande experiência de sons e atmosferas, a guitarra soa de uma forma muito clássica e sem muitos efeitos, mas com a preocupação de sempre servir a composição da melhor maneira possível, enquanto isso, baixo e bateria estão sempre criando uma seção rítmica com bastante eficácia e imaginação. Rock progressivo sinfônico feito com excelência.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBanco Del Mutuo Soccorso - Banco Del Mutuo Soccorso (1972)

    26/03/2021

  • Image

    ResenhaCurved Air - Airconditioning (1970)

    22/10/2021

  • Image

    ResenhaPain Of Salvation - Panther (2020)

    20/08/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Obscured By Clouds (1972)

    31/10/2019

  • Image

    ResenhaDavid Bowie - Station To Station (1976)

    13/06/2020

  • Image

    ResenhaCaligula's Horse - Bloom (2015)

    13/03/2020

  • Image

    ResenhaJethro Tull - This Was (1968)

    18/03/2019

  • Image

    ResenhaJordan Rudess - 4NYC (2002)

    08/06/2020

  • Image

    Resenha3RDegree - The Long Division (2012)

    19/11/2021

  • Image

    ResenhaPink Floyd - A Saucerful Of Secrets (1968)

    22/07/2019

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Inget Nytt Under Solen

Álbum disponível na discografia de: Kaipa

Ano: 1976

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,25 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Inget Nytt Under Solen



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.