
Resenha
The Colour Of Love
Álbum de Ronnie Earl And The Broadcasters
1997
EP/Single
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
07/05/2022
Todas as cores do blues elegante de Ronnie Earl
Nascido em Nova Iorque, Ronnie Earl começou sua carreira acompanhando Koko Taylor, a dama do blues ainda no inicio dos anos 70. Enquanto integrava o grupo da cantora, Earl aproveitava para aprender mais sobre o estilo com ninguém menos que o guitarrista Otis Rush, e o mestre de gaita Big Walter Horton. A partir de 1983 Ronnie se lançou em carreira solo, sendo acompanhado por sua banda The Broadcasters e lançando vários álbuns de blues. Mas Earl não é só mais um guitarrista levando aos ouvintes a sonoridade criada no delta do Mississipi. Seu estilo é elegante, classudo, encharcado de jazz e groove com dedilhados e fraseados airosos, cheios de feeling e com estilo muito pessoal. Em 1997 o guitarrista entrou em estúdio com seu grupo formado pelo baterista Per Hanson , o baixista Rod Carey e o tecladista Bruce Katz, além de vários convidados muito especiais para gravar o que seria esse álbum. “The Colour of Love” apresenta onze temas de um blues instrumental requintado, com destaque para “Hippology”, que abre o disco e promove um duelo entre a guitarra do líder, o Hammond de Katz e o sax alto do convidado Hank Crawford; “Round Midnight” é um clássico de Thelonius Monk e do jazz. Earl apresenta uma versão intimista, obscura, onde sua guitarra é sustentada pelo vibrato do órgão pelos quase dez minutos do tema; “Every Day Kinda Man” quebra a hegemonia do disco por apresentar os vocais do convidado Gregg Allman, que também arrasa no Hammond; Em “Bonnie's Theme” e "Mother Angel” temos a participação dos bateristas Jaimoe e Marc Quinones, ambos responsáveis pela seção rítmica dos Allman Brothers; A faixa titulo é interessante pelo fato de Ronnie fazer sempre um contraponto interessantíssimo com o órgão explorando um vibrato muito semelhante ao utilizado por Carlos Santana; Temos ainda “Heart of Glass” onde o guitarrista emula os bons temos dos Bluesbreakers de John Mayall e ainda “Deep Pockets”, um tema que deixaria George Benson orgulhoso se o tivesse composto; Se você gosta de um blues elegante, com sonoridade jazzy e fugindo do óbvio, “The Colour of Love” foi feito pra vc.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

The Colour Of Love
Álbum disponível na discografia de: Ronnie Earl And The Broadcasters
Ano: 1997
Tipo: EP/Single
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar