Resenha

Choice Cuts

Álbum de The Masters Apprentices

1971

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

07/05/2022



Som coeso e de indicação certa para qualquer amante de hard rock 70’s com acenos psicodélicos

Lançado em 1971, Choice Cuts é certamente o disco mais famoso e aclamado desses australianos, onde basta ouvi-lo uma vez para saber o porquê de isso acontecer.  O álbum é uma ótima mistura de um hard rock cru e enérgico, elementos psicodélicos e até mesmo algumas influências na música progressiva – nesse caso, em pequenas doses -, além de possuir um excelente groove. Mesmo que às vezes, algumas faixas possam soar um pouco semelhantes, ainda assim, todas elas se mantêm interessante o suficiente para me prender do começo ao fim – ao contrário do que acontece com os seus compatriotas do AC/DC, que nesse caso, eu não suporto aquela uniformidade chata.   

Pela primeira vez, a banda estava gravando um disco no velho continente, mais precisamente no lendário estúdio de Abbey Road, com isso, nada mais normal do que perceber uma grande influência nas bandas anglófonas em seu som, bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath – o vocal mesmo, parece uma mistura desses dois - e Capyain Beyond, são alguns nomes que logo saltam à mente.  

Se você conhece os dois discos anteriores da banda, certamente deve concordar comigo que a mudança de som deles para Choice Cuts é incrível e de um desenvolvimento simplesmente surpreendente. É possível perceber também, uma banda muito mais fluente em sua forma de tocar, além de querer soar mais ambiciosa nas composições. Sair da Austrália para passar ao menos uma temporada em Londres, combinado com as influências há que foram expostos, tudo isso fez muito bem a eles.  

Se você for parar pra perceber bem, as músicas aqui em relação as dos dois discos anteriores, vai perceber que eles continuam entregando para o ouvinte, peças com acordes simples, porém, a interação entre os instrumentos está muito mais vibrante, fazendo com que eles soem consideravelmente mais complexos e emocionantes. Todos os seus quatro integrantes - além dos três convidados – sempre trabalham juntos de forma convincente em um som coeso e de fácil absorção por qualquer no estilo.  

Resumindo, Choice Cuts funciona muito bem e vale muito a pena do começo ao fim. Há fatias consideráveis de peso, delicadeza e uma excelente construção musical. É um disco sólido e resistente, porém, também é solto e maleável, conseguindo ter uma sonoridade variada, mas sem perder a coerência. Em meio a isso tudo, o grande destaque fica para os ataques de guitarras que são sempre precisos.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaNine Skies - 5.20 (2021)

    01/09/2021

  • Image

    ResenhaBetween The Buried And Me - The Parallax II: Future Sequence (2012)

    18/05/2022

  • Image

    ResenhaShadow Circus - Whispers And Screams (2009)

    28/03/2020

  • Image

    ResenhaYes - Close To The Edge (1972)

    02/10/2017

  • Image

    ResenhaRenaissance - A Song For All Seasons (1978)

    30/04/2021

  • Image

    ResenhaAdrian Belew - Side Two (2005)

    06/06/2020

  • Image

    ResenhaMezquita - Recuerdos De Mi Tierra (1979)

    05/01/2018

  • Image

    ResenhaAmon Düül II - Phallus Dei (1969)

    08/04/2022

  • Image

    ResenhaIQ - The Road Of Bones (2014)

    03/10/2017

  • Image

    ResenhaThe Flower Kings - Paradox Hotel (2006)

    02/03/2021

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Choice Cuts

Álbum disponível na discografia de: The Masters Apprentices

Ano: 1971

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Choice Cuts



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.