Resenha

Strings Of Desire

Álbum de Andy Summers e Victor Biglione

1998

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

27/04/2022



Parceria de sucesso em um álbum coeso e musicalmente diverso

Argentino naturalizado brasileiro, Victor Biglione pode ser considerado um dos maiores e mais versáteis guitarristas de nosso país. O músico fez parte do grupo A Cor do Som e desde os anos 80 possui uma prolífica carreira solo, além de acompanhar grandes nomes da MPB como João Bosco e a falecida Cássia Eller.

O inglês Andy Summers foi membro do The Police, uma das maiores bandas de pop rock dos anos 80, e entre idas e vindas de seu grupo, se dedica lançar álbuns de fusion e compor trilhas sonoras.

A parceria entre Victor e Andy pode parecer improvável a primeira vista, mas o fato é que o inglês sempre foi fã de música brasileira, especialmente de Tom Jobim e nunca descartou realizar um trabalho influenciado pela nossa música.

Segundo o próprio Victor, foi o produtor Luiz Paulo Assumpção que insistiu para que ele mandasse um álbum para Summers, que adorou o estilo do nosso guitarrista e decidiu viabilizar uma parceria.

Em 1997, Andy veio em nosso país e realizou vários shows com Biglione no Brasil e Argentina. A parceria flui bem e resolveram gravar um disco no ano seguinte.
	
“Strings of Desire” é um álbum acústico e instrumental, gravado predominantemente com violões de aço, alternando temas brasileiros com Standarts do jazz. Este tipo de álbum precisa de uma completa integração entre a dupla para funcionar, senão corre o risco de ficar enfadonho e cansar o ouvinte.

Felizmente houve uma completa conexão entre Summers e Biglione, pois  seus estilos se complementam deixando o álbum fluído e dinâmico. Andy é inglês e, portanto mais calculista e lacônico, já Victor, latino, é mais passional e até mesmo energético, utilizando fraseados rápidos e pungentes.

Alias, esse foi outro desafio concluído com sucesso: Alternar temas mais rápidos com outros mais suaves fazendo um contraponto com o repertorio para manter a continuidade do álbum.

São dez temas muito bem arranjados sob a ótica da dupla. “Frevo” de Egberto Gismonti abre o álbum e é destaque pelo fraseado fácil e alegre; Os clássicos “In Your Own Sweet Way” de Dave Brubeck e “Stolen Moments” de Oliver Nelson são os destaques entre as mais lentas e contemplativas;

A versão para “A Night In Tunisia” de Dizzy Gillespie é uma das minhas favoritas do disco, onde a dupla apresenta uma integração quase telepática; E vale ainda a menção da sincopada  “Stone Flower”,de Tom Jobim que já havia sido revisitado por Biglione em sua carreira solo;

“Strings of Desire” apresenta dois guitarristas experientes e seguros que souberam aproveitar a técnica e a diversidade de cada um, criando um álbum coeso, musicalmente diverso e agradável. Um verdadeiro clássico da música instrumental.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaKansas - Leftoverture (1976)

    25/11/2019

  • Image

    ResenhaWolfmother - Wolfmother (2005)

    21/11/2021

  • Image

    Artigo10 Melhores álbuns lançados em 2021

    25/12/2021

  • Image

    ResenhaTwelfth Night - Live And Let Live (1984)

    20/06/2020

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Ready An' Willing (1980)

    02/10/2018

  • Image

    ResenhaJeff Scott Soto - Lost In The Translation (2004)

    05/09/2021

  • Image

    ResenhaQueensryche - Condition Human (2015)

    06/03/2021

  • Image

    ArtigoOs Melhores Lançamentos do ano de 2018

    11/12/2018

  • Image

    ResenhaFrank Zappa - The Mothers Of Invention: One Size Fits All (1975)

    06/12/2020

  • Image

    ResenhaBilly Cobham - Spectrum (1973)

    27/05/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Strings Of Desire

Álbum disponível na discografia de: Andy SummersVictor Biglione

Ano: 1998

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Strings Of Desire



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.