Os quatro portais mágicos de Kirk
Cada vez que ouço Portals fico com mais raiva do Metallica, e a explicação é simples: o Metallica sempre engessou Kirk Hammett. Agora com tantos anos de atraso o guitarrista saiu de sua "prisão", e com um grito de liberdade pôde enfim mostrar sua face instrumental. Se Kirk cometer outro "delito", aposto ajoelhado no milho que logo estará longe do Metallica! O ego de seus chefes não suportariam um trabalho digno de aplausos pelos cantos do mundo, ao tempo que deveriam desde o começo dar-lhe o espaço merecido e supostamente prevaricaram. Tudo bem, é só um EP, entretanto as quatro faixas cravadas em 27 minutos valem por muitos discos recentes de Lars e cia. Sei que a proposta é outra e que não posso exceder na comparação. "Não é porque o mar está calmo que devemos abusar", diriam os menos entusiasmados, sem arrependimentos faço questão de abusar. O instrumental de Portals, além de soturno e inspirado em uma de suas paixões (filmes de terror), não é uma trilha qualquer com pontes cansativas e temas que desenrolam-se com a velocidade de uma tartaruga, a exemplo de centenas. É resplandecente, pesado, bem pensado e sequer passa perto da monotonia. Os arranjos de cordas adornam o épico e as guitarras com usuais recursos de wah wah trabalham como bombas relógios jogadas aleatoriamente, não dá para saber aonde vão explodir. É para ouvir por dias a fio na ansiedade de outros. Cobrem-me pelo texto panfletário, mas, não sem fazer o teste drive e viajar nas ondas do EP. Em suas palavras: “Sabe, não há limitações reais impostas a mim. Quando eu estava trabalhando nessas faixas, não queria me esforçar demais nisso. Então eu disse a mim mesmo: Se não conseguir fazer esses solos em três ou quatro takes vou desligar e esperar até o dia seguinte, e então tentar acertar em três ou quatro tentativas. Sabe, foi o que fiz. Esses solos não têm limitações”. Pois bem, se o zagueiro metálico traçar as linhas de Jason Newsted e peitar seus patrões, quem ganha é a música, se for para a rua teremos um milionário fazendo a arte rodar o mundo. O Metallica? Ah, quem liga para o Metallica atual meu velho? Deixem a roda girar, deixem o homem rasgar pentatônicas num soturno blues heavy aliado a passagens que debruçam na musica clássica também mescladas com o lendário Globin. Posso estar equivocado em equipara-lo aos gigantes, não importa, quero adentrar o portal para agradar os ouvidos e sair da mesmice roqueira. Hoje Kirk Hammett fez meu dia mais feliz.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Portals
Álbum disponível na discografia de: Kirk Hammett
Ano: 2022
Tipo: EP/Single
Avaliação geral: 4,75 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Portals:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar