Resenha

Portals

Álbum de Kirk Hammett

2022

EP/Single

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

25/04/2022



Kirk Hammett foge do óbvio em seu primeiro e excelente EP

Quem gosta de rock pesado já foi fã do Metallica em algum momento da vida. Por isso, o lançamento do primeiro trabalho solo do “funcionário” Kirk Hammett gerou curiosidade e surpresa em muitos fãs do grupo. Sim, porque todo mundo sabe que o guitarrista não tem qualquer poder de decisão em sua banda, sendo relegado a mero coadjuvante. Esse fato ficou notório para quem assistiu o documentário “Some Kind of Monster” de 2004. Mas isso é assunto para outra pauta.

O primeiro trabalho solo de Hammett me deixou curioso para saber como o músico se expressaria sem as amarras criativas dos patrões Lars e James. Então veio “Portals”, o primeiro álbum solo do guitarrista, na verdade um EP com 4 faixas e quase 30 minutos de duração.

Fã incondicional de filme de suspense e terror, Kirk revelou que suas composições seriam como "trilhas sonoras para os filmes em sua mente". Tal declaração aumentou ainda mais minha empolgação em relação ao trabalho, pois não teria sentido algum o guitarrista lançar um álbum similar a sua banda principal.

Kirk assumiu a produção do álbum e se aliou ao maestro Edwin Outwater, que trabalhou com o Metallica no "S&M 2" de 2020, para criar partes orquestradas e ambiências fazendo um contraponto com sua guitarra pesada. 

O EP totalmente instrumental abre com “Maiden and the Monster”, com uma atmosfera tensa e arrastada, lembrando muito progressivos escandinavos como o Anekdoten. A faixa vai se desenvolvendo em meio a uma dramaticidade cinematográfica que atinge seu ápice com a entrada da orquestra Filarmônica de Los Angeles.  A canção surgiu em 2017, quando Kirk a compôs para integrar uma trilha sonora de sua exposição de arte em Salem, Massachusetts;

“The Jinn” é onde o peso se faz mais presente, mas o guitarrista soube balancear o peso com uma sonoridade mais introspectiva e exótica resgatada do oriente médio para rebuscar o tema sem descaracterizar sua agressividade;

A seguir temos “High Plains Drifter”, o menor e mais lírico tema do disco. Composta ao lado do maestro Edwin, o tema deixa aflorar sua influência vinda de Ennio Morricone e outros grandes mestres que escreveram trilhas grandiloquentes para o cinema. O solo é um dos mais belos criados pelo guitarrista;

Na ultima faixa, “The Incantation”, também em parceria com Outwater, a sonoridade Morriconeana transparece, mas de maneira sutil, com a guitarra solo mais a frente do tema, sempre amparada por arranjos orquestrais muito bem planejados para não tirar o brilho do “Ator principal”, no caso, Hammett. Também notei influências de Mark isham e novamente das bandas progressivas nórdicas dos anos 90;

Em “Portals”, Kirk Hammett trás à tona suas principais influências: Guitarras pesadas, filmes de terror, música clássica e trilhas sonoras grandiosas como as criadas por Ennio Morricone e Mark Isham. 

O Músico soube trazer balancear influências tão discrepantes e variadas, criando uma atmosfera exótica, sem ser cansativa ou cair no lugar comum de discos solo de guitarristas. Confesso que fiquei surpreso com tamanha desenvoltura e acredito que o Kirk deveria ter se lançando em carreira solo há muito mais tempo.

Perto dos sessenta anos, Kirk Hammett ainda tem muito a oferecer em termos de música e guitarra. Excelente estreia! 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoDivas do Jazz e do Blues e suas versões para clássicos do Rock

    20/08/2021

  • Image

    ArtigoBlues Alright: 05 grandes músicos de rock que lançaram discos de blues

    09/11/2021

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Somewhere In Time (1986)

    02/02/2019

  • Image

    ResenhaEloy - Colours (1980)

    24/07/2020

  • Image

    ResenhaFaith No More - The Real Thing (1989)

    16/04/2021

  • Image

    ResenhaCinderella - Long Cold Winter (1988)

    23/04/2020

  • Image

    ResenhaAce Frehley - Ace Frehley (1978)

    15/08/2018

  • Image

    ResenhaAudioslave - Audioslave (2002)

    22/11/2021

  • Image

    ResenhaWolfmother - Wolfmother (2005)

    21/11/2021

  • Image

    ArtigoCozy Powell: 20 anos sem a locomotiva do rock

    02/01/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Portals

Álbum disponível na discografia de: Kirk Hammett

Ano: 2022

Tipo: EP/Single

Avaliação geral: 4,75 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Portals:

  • 25
    abr, 2022

    Os quatro portais mágicos de Kirk

    User Photo Marcel Dio

Visitar a página completa de Portals



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.