
Resenha
Tokyo Live
Álbum de John McLaughlin
1994
CD/LP ao Vivo
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
17/04/2022
John Mclaughlin em um registro essencial
Nos anos 90 John Mclaughlin havia gravado em trio o álbum “Que Alegria”, utilizando violão baixo e percussão. Após gravar uma pequena homenagem a Bill Evans, o guitarrista voltou ao formato de trio, desta vez utilizando sua guitarra ao lado de órgão Hammond e bateria. Mclaughlin gravou o disco “After The Rain” ao lado do organista Joey DeFrancesco e do lendário baterista Elvin Jones. Porém, ao sair em turnê, o guitarrista substitui Jones pelo excelente Dennis Chambers. Não se sabe se a substituição ocorreu por conflito de agendas do baterista, que possuía sua banda própria, ou por questões relativas a idade, uma vez que Jones, com quase 70 anos na época não participava de extensas turnês. Com o trio estruturado, Mclaughlin caiu na estrada realizando datas por todo o mundo. O ápice das apresentações aconteceu no Blue Note japonês em Tóquio, nos dias 16 e 18 de dezembro de 1993 onde foi registrado o álbum. Na verdade, parece que o principal intuito do guitarrista era reviver o trio Lifetime de Tony Williams do qual John fez parte nos anos 60, porém de maneira mais dinâmica e contemporânea. Neste quesito, o Hammond de DeFrancesco foi essencial para fazer uma ponte melódica entre guitarra e bateria, além de dar um maior suporte estrutural a todas as canções. Ao vivo os temas ganharam uma boa dose de improvisação que só deixou ao material ainda melhor, uma vez que os músicos tocavam há vários meses juntos. Todas as músicas são de autoria de Mclaughlin com exceção de “No Blues”, clássico de Miles Davis, que ganhou uma versão ainda mais sincopada que a original. Além dela ainda vale destacar: “Vulkovar” com mais de doze minutos de pura técnica e improviso, mostrando a integração quase telepática do trio; “When Love Is Far Away”, canção em que Joey deixa o Hammond de lado e coloca seu trompete à frente do tema; E ainda a dinâmica “Juju and the Crossroads”; São oito faixas que ultrapassam 70 minutos do melhor do jazz e fusion, mostrando porque John Mclaughlin sempre foi considerado um dos maiores nomes de seu instrumento. “Tokio Live” ficou em 11º lugar no top álbuns da Billboard jazz. Um disco essencial.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Tokyo Live
Álbum disponível na discografia de: John McLaughlin
Ano: 1994
Tipo: CD/LP ao Vivo
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar