Resenha

2nd Street

Álbum de Back Street Crawler

1976

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

17/04/2022



Um dos melhores discos de rock de todos os tempos

 O Back Street Crawler foi o ultimo projeto do guitarrista do Free, Paul Kossoff antes de sucumbir as drogas que o levaram a morte. Além de Kossoff, o grupo contava com Terry Wilson Slesser  nos vocais, Terry Wilson no baixo, guitarra acústica e elétrica, John "Rabbit" Bundrick comandando os teclados e vocais de apoio e Tony Braunagel  na bateria e vocais.

Embora estivesse em um novo projeto e gravando o segundo disco, kossoff não andava nada bem, seu vicio com drogas e bebidas estavam colocando sua vida no limbo. Delicado era um termo leve para definir seu estado de saúde após um ataque cardíaco que o deixou morto por 35 minutos. 

Mas o guitarrista tinha ficado uns tempos na reabilitação e esteve recuperando parcialmente sua sonoridade e seu entusiasmo pela guitarra. Mesmo assim, devido ao seu estado, Kossoff tocava apenas as linhas principais de seu instrumento em cima das bases gravadas pelos outros músicos. Deste modo, o restante da banda contratou W.G. 'Snuffy' Walden para gravar algumas linhas de guitarra adicionais, embora o músico não tenha sido creditado no encarte. 

 Aliás, em se tratando de Paul, é sempre bom ressaltar que o guitarrista era um músico diferenciado. Ele não era um guitarrista que apenas solava em exibição de sua técnica. Seu estilo era passional e cada nota era regida pela emoção e sentimentos de Paul em relação a determinada canção. 

Porém, o guitarrista ainda não havia recuperado o prazer em compor, e assim, a maioria das faixas foi composta pelo baixista Wilson e pelo recém chegado tecladista Bundrick, que realmente extraíram de si o que tinham de melhor, uma vez que TODAS as canções do álbum são irrepreensíveis.

“Selfish Lover” abre o disco com aquele rockão despojado e a voz de Sleeser encharcada de soul à frente do tema. De cara é visível que a entrada do tecladista Rabbit deixou a sonoridade mais redonda e bem acabada; “Blue Soul” é uma balada  soturna e extremamente passional com aquele solo de guitarra que só Kossoff consegue criar. Um dos destaques do disco; A dinâmica “Stop Doing What You're Doing” é a única canção composta por toda a banda. Tem um andamento mais funky com um Hammond malemolente e Kossoff emulando o estilo de Tommy Bolin;
 
“Raging River” é um folk rock orientado pelos vocais de Slesser. Ainda assim, a guitarra de Kossoff soa irrepreensível nos solo; Encerrando o antigo lado “A” do vinil temos “Some Kind of Happy”, que é minha faixa favorita do disco. Um soul rock com pitadas de blues e aqueles vocais de apoio característicos ao fundo do refrão; Iniciando o lado “B” temos “Sweet, Sweet Beauty”, uma canção midi tempo em que se destacam os vocais e as camadas de  Hammond  sustentando a canção;

“Just For You” apresenta o lado mais cadenciado e melancólico do grupo, com destaque para a bateria de Braunagel; “On Your Life” é uma canção midi tempo onde a voz rouca de Slesser se sobressai ao lado dos vocais de apoio e novamente dos teclados de Rabbit; “Leaves In The Wind” encerra o álbum de maneira apoteótica. É um tema jazzístico com o piano malandro de Boundrick duelando com seu próprio órgão e fazendo base para os vocais. E já falei que o tecladista está tocando muito né? Então...

Mas como nem tudo são flores, Kossoff foi encontrado morte em um vôo para Nova Yorque, colocando um fim a carreira de um dos melhores guitarristas de todo o mundo e consequentemente da banda, que lançou o álbum posteriormente em homenagem a Paul Kossoff. 

Embora seja o derradeiro trabalho do guitarrista, “2nd Street” pode ser considerado um clássico absoluto do rock, seja pela performance irretocável dos músicos, seja pela imensa qualidade das canções. 

Este foi um dos álbuns de rock clássico que eu mais escutei em toda minha vida!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Born Again (1983)

    04/06/2021

  • Image

    ResenhaPorcupine Tree - Lightbulb Sun (2000)

    07/05/2020

  • Image

    ResenhaAsia Minor - Between Flesh And Divine (1980)

    07/03/2022

  • Image

    ResenhaEd Motta - Dwitza (2002)

    19/09/2018

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Highly Strung (1983)

    12/12/2021

  • Image

    ResenhaRush - Test For Echo (1996)

    09/02/2020

  • Image

    ResenhaBadlands - Badlands (1989)

    02/05/2020

  • Image

    ResenhaKirk Hammett - Portals (2022)

    25/04/2022

  • Image

    ResenhaTommy Bolin - Teaser (1975)

    31/05/2020

  • Image

    ResenhaKate Bush - Never For Ever (1980)

    04/01/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

2nd Street

Álbum disponível na discografia de: Back Street Crawler

Ano: 1976

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de 2nd Street



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.