
Resenha
The Elephants Of Mars
Álbum de Joe Satriani
2022
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
15/04/2022
Satriani explora novo timbres e sonoridades
Joe Satriani está de álbum novo na praça com The Elephants of Mars, seu décimo nono disco. Quem conhece o trabalho de Satch sabe exatamente o que vai encontrar: Guitarras a frente dos temas e muito virtuosismo. Reclamar que os discos de Satriani possuem muitas guitarras é como reclamar que o filme do Rambo tem excesso de tiros e explosões, ou seja, não tem sentido. Porém o velho Joe, do alto de seus 65 anos tem colocado o pé no freio quando falamos de virtuosismo e guitarras velozes, optando por uma abordagem diferente em seu instrumento e experimentando novas texturas e influências. O disco foi gravado de maneira remota, durante a pandemia, aproveitando o tempo ocioso do guitarrista para trabalhar ainda mais em ideias e canções. A banda que o acompanha é formada pelo produtor, engenheiro e tecladista Eric Caudieux, o baixista Bryan Beller (James LaBrie, Steve Vai, The Aristocrats) e o baterista de sessão Kenny Aronoff (Santana, Elton John, Tony Iommy e muitos outros). A produção ficou a cargo do colega Steve Vai! Particularmente eu não havia ouvido um álbum tão diferente e variado desde seu disco homônimo de 1995. São 14 temas ao todo, onde Satriani passeia com sua guitarra buscando sonoridades diversas e estilos variados. Vamos aos destaques: “Sahara” abre o álbum de forma lírica, trazendo uma sonoridade característica do oriente médio à guitarra de Satch. “Doors of Perception” segue a mesma linha oriental pscodelica; “Faceless” é uma balada extremamente melódica. O tema flerta com o progressivo, trazendo ecos de da guitarra passional de Steve Howe (Yes) e até Carlos Santana; “Pumpin” tem um groove monstruoso da cozinha Beller / Aronoff e o sintetizador fazendo contraponto com a guitarra do líder; “Blue Foot Groovy” apresenta a mesma abordagem; Em “E 104th St NYC” o musico flerta com o fusion dos anos 70, trazendo um tema cadenciado e pungente; E tem ainda "Through a Mother's Day Darkly", teoricamente o único tema com vocal, pois apresenta passagens faladas pelo co-escritor Ned Evett; “The Elephants of Mars” é um álbum que ratifica o amadurecimento de Joe Satriani como artista, dosando sua técnica com sabedoria, ao mesmo tempo em que continua a procurar novos timbres e influências.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

The Elephants Of Mars
Álbum disponível na discografia de: Joe Satriani
Ano: 2022
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar