Resenha

Lockdown Reborn

Álbum de Hellway Train

2021

EP/Single

Por: Mário Pescada

Colaborador

06/04/2022



Surgido no auge da pandemia, "Lockdown Reborn" é um discaço

O início da pandemia do Covid-19 deixou todo o mundo desnorteado, economias em crise e um sentimento de medo generalizado nas pessoas (pelo menos nas de bom senso). Hoje, a gente já consegue olhar para tudo que passou com mais serenidade, mas não foram meses fáceis para a grande maioria.

Como forma de dar vazão a toda essa pressão, os mineiros do HELLWAY TRAIN resolveram escrever, gravar e produzir "com raiva, dor e rebelião", entre agosto e novembro de 2020, um discaço, "Lockdown Reborn" (2021).

Para quem como eu não conhecia a banda até poucos dias atrás, vai uma rápida apresentação: ela surgiu com o propósito de resgatar os conceitos e sonoridade do hard e heavy metal dos anos 80. Aquela aura da NWOBHM, com riffs dobrados de guitarras e vocal marcante estão ali - ou seja, se você gosta dessa sonoridade e de bandas como JUDAS PRIEST e ACCEPT, é muito provável que você vá gostar do HELLWAY TRAIN.

Depois da curta introdução de "Off The Rails", o EP engrena com a energética "Bomberman", faixa no melhor estilo JUDAS PRIEST fim anos 80/começo 90, um belo cartão de apresentação.

A banda soube escolher bem seus convidados. Começando com Cassito Luz (baixo/vocais, WITCHHAMMER), em "Metal Widow", single lançado originalmente em 2020, uma senhora cutucada nas nostálgicas "viúvas" presas ao passado que só sabem reclamar da cena atual. Impossível não bater pescoço no refrão!

"Pride Is A Riot" contou com Drake Chrisdensen (vocais, RUINS OF ELYSIUM). Uma excelente faixa, faria muito sucesso em qualquer disco da época, quando você percebe, já está cantarolando seu grudento refrão.

A faixa em que a banda foge um pouco da NWOBHM raiz é em "Claustrophobiac". Com Daniel Tulher (baixo/vocais, PAYBACK), essa é a faixa mais pesada do EP, incorporando alguns toques de speed e até uma pitada de thrash.

Fechando o petardo, ainda arriscaran o português nas letras e o resultado ficou igualmente bom. "Desordem/Regresso", também lançada como single, é uma crítica aberta contra nosso (des)governo, inclusive ganhou um video clip quando estávamos na já alarmante marca de 450 mil mortos.

A boa produção do disco ficou a cargo do experiente André Cabelo (PESTA, CALVARY DEATH, THE EVIL, HAMMURABI e muitas outras). Senti falta foram das letras no encarte, mas nada que uma consulta ao sempre salvador metal-archives.com não resolva.

Assim como conheci a banda por indicação, no caso do experiente João Eduardo, da Cogumelo Records ("Escuta esse cd, banda muito boa"), deixo a vocês a mesma sugestão para conhecerem o som do HELLWAY TRAIN. Ah, prometeram entrar em estúdio em breve para lançamento ainda no primeiro semestre desse ano de novo material - na expectativa já!

"Lockdown Reborn" (2021) é distribuído pelos selos Ihells (Bahia), Yaguareté (Curitiba) e pode ser adquirido diretamente com a banda por contato direto inbox nas suas redes sociais.

Confira a faixa "Pride Is A Riot".

Faixas 01 Off The Rails (instrumental) 02 Bomberman 03 Metal Widow 04 Pride Is A Riot 05 Claustrophobiac 06 Desordem/Regresso Formação Marc Hellway: vocais Vinícius Thram: guitarras Cris Maia: baixo João Brumano: guitarras Jon Alberth: bateria


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Mário Pescada

Nível: Colaborador

Membro desde: 12/03/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaCrossplane - Class Of Hellhound High (2013)

    08/06/2021

  • Image

    ResenhaRuYYn - RuYYn (2021)

    12/07/2021

  • Image

    ResenhaMotorhead - What's Words Worth? (1983)

    24/03/2018

  • Image

    ResenhaNunca é o Bastante - A História do The Cure

    09/04/2020

  • Image

    EntrevistaMarcelo Loss

    06/08/2018

  • Image

    ResenhaWayward Sons - Ghosts Of Yet To Come (2017)

    24/04/2018

  • Image

    ResenhaWarshipper - Barren... (2020)

    29/03/2021

  • Image

    ResenhaTocando a Distância – Ian Curtis e Joy Division

    30/06/2020

  • Image

    ResenhaPrecious Metal: Uma Antologia do Hall da Fama da Revista Decibel vol. I

    23/02/2021

  • Image

    EntrevistaJoão Eduardo Faria Filho

    31/08/2020

Visitar a página completa de Mário Pescada



Sobre o álbum

Lockdown Reborn

Álbum disponível na discografia de: Hellway Train

Ano: 2021

Tipo: EP/Single

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Lockdown Reborn



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.