Resenha

II

Álbum de 14 Bis

1980

CD/LP

Por: allecradical00

Usuário

04/04/2022



Continuando a saga: O Segundo Álbum

Deixei minhas impressões sobre o primeiro álbum do 14 Bis de 1979 na qual o quinteto semi-mineiro fez suas estripulias no LP de estreia.

Agora, continuo a saga que se mantém ininterrupta até pelo menos 1983 quando o grupo grava A Idade da Luz, o disco que bota o 14 Bis no alto da fama juntamente com o álbum Além Paraíso de 1982. 

Com o expressivo sucesso do primeiro álbum, o 14 Bis compra novas engrenagens para o motor e simplesmente se transforma. Com os correntes shows em 1980, a banda abre alas para a gravação do seu segundo álbum, intitulado 14 Bis II (ou só II) que em termos técnicos é praticamente a continuação do primeiro álbum. Diferentemente do primeiro álbum em que Milton Nascimento produz, a produção fica dessa vez a cargo da própria banda, mas nem por isso o álbum se mostra ruim, pelo contrário, fica é melhor! 
Em primeiro lugar, "Bola de Meia, Bola de Gude" mostra o trabalho vocal, além de apresentar uma breve vocalização solo dos demais membros da banda (já que nessa primeira fase, Flávio é quem administra os lead vocals da banda), outra canção de Milton que ficou eternizada pelo 14 Bis, e que abranda a infância (com direito a coro infantil no fim da música). 
"Caçador de Mim" outra de bastante sucesso de Milton Nascimento, foi bem representada pelo 14 Bis, numa instrumentação que me faz lembrar de uma floresta num tempo chuvoso e um pequeno vilarejo no meio desta mesma floresta.
Se tem uma canção que fez a banda ter sucesso e ganhar a "loteria radiofônica", "Planeta Sonho" foi essa música. Com instrumentação atemporal e um coral com todos os integrantes, a banda faz valer seu nome nessa música que foi regravada por diversos outros artistas incluindo Ney Matogrosso. O sucesso da música rendera até um clipe de encerramento do programa Fantástico da Rede Globo.
"Nova Manhã" mostra o suco do rock verde do 14 Bis, parecida levemente com natural, mostra, assim como "Esquina de Tantas Ruas" a faceta rockeira do grupo, fico pirado nos teclados finais da música.
"14 Bis I & II" é a canção divisora de águas na banda, pois aflora totalmente o prog (que mesmo sob faixas como "Blue", "Cinema de Faroeste", "Ponta de Esperança", "Meio-dia" e "Perdido em Abbey Road", ainda era meio tímido) da Banda. A última parte antes do refrão final, me lembra muito um filme de ação dos anos 50...
"Pra te Namorar" é uma canção assim como "Natural": Gostosa de ouvir, sem gênero certo. É uma balada lenta acompanhada de uma gaita singela que abandona a canção a partir do solo e do refrão final que dá a mesma distorcida de "O Vento, a Chuva, o Teu Olhar".
Uma que eu não sei decidir sobre uma melhor versão é "Carrossel" se é a original do álbum, se é a de 87 ou a de 2000. Ela me arrepia inteiramente, principalmente no solo de guitarra na versão de 87.
"Esquina de Tantas Ruas" faço as palavras de "Nova Manhã" as dessa.
"Pedras Rolantes (Nas Ondas da Rádio)" bom... Uma canção um tanto sombria inicialmente, mas que vai ganhando forma com o tempo. Uma canção cheia das referências em sua letra (quem entendeu, entendeu...) E que se fecha de maneira igualmente sombria ao seu início, e dá um toque de despedida ao som da orquestra de "Carrossel" fechando o álbum de forma majestosa e magnífica! O 14 Bis porém, subira patamares mais mais altos em: Espelho das Águas... Continua...


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre allecradical00

Nível: Usuário

Membro desde: 19/06/2020

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    Resenha14 Bis - 14 Bis (1979)

    12/06/2021

  • Image

    ResenhaPre - Pre (1992)

    11/05/2022

  • Image

    ResenhaEmerson, Lake And Palmer - Emerson, Lake And Palmer (1970)

    20/06/2020

Visitar a página completa de allecradical00



Sobre o álbum

II

Álbum disponível na discografia de: 14 Bis

Ano: 1980

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,25 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de II



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.