Resenha

Crimson

Álbum de Edge Of Sanity

1996

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

03/04/2022



Um clássico absoluto do Death Metal melódico

Um dos discos mais incríveis de toda a história do Death Metal, não há como começar essa resenha escrevendo outra coisa. Um verdadeiro clássico da cena do Death Metal melódico - gênero mais popular na Suécia, mas que também “infecta” os demais países escandinavos. Crimson é composto apenas por uma música - obviamente com o nome do disco -, que entrega um caminhão de riffs selvagens, vocais guturais e uma grande mistura de temas diferentes.  

Conheço muitas pessoas que não tem muita paciência para o frenesi no geral agressivo das bandas de Death Metal, mas quando me deparei pela primeira vez com uma peça do gênero com duração de 40 minutos, eu também tive o pensamento que até pra mim que gosta do gênero, seria um desafio e tanto lidar com esse som. Porém, Crimson, mais do que um Death Metal linear, também se trata de uma verdadeira aventura progressiva, sendo não apenas fácil de ouvir uma vez, mas de ouvi-lo de forma repetida. Não existe nenhum momento em que a banda entrega algum tipo de preenchimento forçado, passagens maçantes ou repetição desnecessária.  

Saindo um pouco dos comentários sobre a parte instrumental. Crimson foi escrito por Dan Swano, e seus vocais sombrios e letras contam uma história tão épica quanto a música do álbum, onde grosso modo, o vocalista discorre sobre um futuro distante, quando a civilização humana está prestes a terminar, sendo um dos motivos o fato dos humanos não poder ter mais filhos, e com isso, o local se tornando um planeta infértil. Um convidado ilustre faz parte dessa jornada, Mikael Akerfeldt, que aparece no disco para fornecer alguns vocais limpos e ocasionais momentos de guitarra solo. Dan Swano e Mikael Akerfeldt já se conheciam a um tempo nessa época, e já haviam trabalhado juntos, Swano havia produzido os dois primeiros discos do Opeth. Inclusive, se você ouvir algum desses dois discos, não será difícil de notar uma atmosfera semelhante com a encontrada em Crimson.  

Apesar de ter na sua maioria das vezes a assinatura do Death Metal melódico, o disco é uma combinação linda de vários elementos estilístico, fazendo com que o ouvinte seja transportado por um número variado de seções brutais, melancólicas, épicas, tranquila e até mesmo mais aventureira, sendo tudo isso feito com uma facilidade impressionante. Crimson é um trabalho muito dinâmico, deixando em um instante o ouvinte exposto a toda a brutalidade do Death Metal e seus vocais rosnados, frieza de vocais roucos e gritantes e em outro uma bela e suave voz que sai completamente limpa. Outro ponto interessante no disco é que, apesar de muitas das suas estruturas serem relativamente complexas, ele é razoavelmente fácil de seguir, possuindo algumas seções repetidas ou reajustadas que acabam ocorrendo mais de uma vez durante a peça.  

Uma verdadeira obra-prima, Crimson é muito bem produzido, sendo uma produção crua, orgânica e detalhada, que acaba se adequando perfeitamente ao material. A banda é bastante inteligente na forma que eles reutilizam ideias de um lugar em outro, nunca deixando que elas pareçam familiares, dando sempre um toque de desenvolvimento para tornar as ideias ainda mais dramática do que antes.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado pela música progressiva em todas as suas facetas."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMike Oldfield - Ommadawn (1975)

    10/04/2018

  • Image

    ResenhaEvership - The Uncrowned King - Act 1 (2021)

    19/09/2021

  • Image

    Resenhadredg - El Cielo (2002)

    04/02/2022

  • Image

    ResenhaSantana - Abraxas (1970)

    29/01/2019

  • Image

    ResenhaPeter Hammill - A Black Box (1980)

    19/01/2019

  • Image

    ResenhaThe Flower Kings - Islands (2020)

    05/11/2020

  • Image

    ResenhaLaurent Thibault - Mais On Ne Peut Pas Rêver Tout Le Temps (1979)

    06/04/2022

  • Image

    ResenhaInner Prospekt - Canvas Two (2021)

    25/08/2021

  • Image

    ResenhaBetween The Buried And Me - Coma Ecliptic (2015)

    19/05/2022

  • Image

    ResenhaBeardfish - Sleeping In Traffic - Part One (2007)

    02/04/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Crimson

Álbum disponível na discografia de: Edge Of Sanity

Ano: 1996

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Crimson



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.