Resenha

Miles From Nowhere

Álbum de Jonas Lindberg

2022

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

25/03/2022



A força do progressivo contemporâneo

Cheguei até o projeto Jonas Lindberg & The Other Side através do site Progarchives, quando divulgavam seu álbum de estreia. Foi questão de pouco tempo até me tornar fã. Jonas é de origem sueca, além de baixista, compositor e produtor. Começou com um EP solo e logo no segundo mudou o nome do projeto. Chamou a atenção com "Pathfinder", seu excelente álbum de estreia, mas deixou os fãs que arrebanhou esperando por novidades, na expectativa de um novo álbum que custou a sair. Foram seis anos que a chegada de "Miles From Nowhere". Demorou sim, mas a espera valeu à pena.

Percebe-se que "Miles From Nowhere" foi muito bem pensado e construído, tanto que chamou a atenção da Inside Out, que assinou com Jonas para a produção e divulgação. Uma excelente vitrine e que veio no momento certo, pois um álbum dessa qualidade em um catálogo ao lado de figuras como Flower Kings, Neal Morse Band e muitas outras, certamente trará visibilidade. E como a cereja do bolo, temos aqui um trabalho primoroso em termos de composição, produção e execução.

Está claro que Jonas Lindberg bebeu na fonte de grandes nomes progressivos do passado, principalmente daqueles que chegaram ao mainstream, como Genesis, Pink Floyd e o lado mais acessível do Yes. Seu som traz uma visão contemporânea destas bandas, além de uma pitada de AOR, assim como faz o Subsignal, e alguns elementos do folk como violões acústicos e flauta. Quer combinação melhor? Unindo estas influências com canções extremamente acessíveis, o resultado é excelente.

São sete faixas e "Secret Motive Man" abre trazendo linhas melódicas excelentes e abusa dos corais e sintetizadores. O timbre de Jonas Sundqvist encaixa perfeitamente na proposta. "Little Man", que traz uma influência forte de Jethro Tull vem em seguida e também se destaca. O primeiro momento épico está na lindíssima "Summer Queen", com vocais brilhantes de Jenny Storm em uma faixa que cresce como uma maravilhosa peça de progressivo. "Oceans Of Time" também é uma faixa longa e extremamente melódica, com belas linhas de sintetizadores e solos de guitarra. O prog setentista está encapsulado de maneira magnífica aqui. "Astral Journey" é uma das minhas favoritas. Trata-se de uma faixa instrumental que começa com uma abordagem acústica e cresce com o surgimento das guitarras e dos sintetizadores. E que melodia!
Fãs de Neal Morse se sentirão em casa com "Why I'm Here" e sua abordagem mais acústica e com pitadas de AOR. Uma faixa mais curta para preparar os ânimos para a épica faixa de encerramento. "Miles From Nowhere" traz a participação de Roine Stolt e é dividida em cinco partes. É um apanhado de tudo o que já experimentamos até aqui e lembra bem o padrão Neal Morse de criação de faixas épicas: uma introdução, um tema mais suave e o crescimento com a inserção do instrumental de apoio, conduzindo o ouvinte a uma viagem extremamente prazerosa.

Letras interessantes, instrumental de alto nível e produção perfeita, além de um trabalho fenomenal de composição. Este é o pacote que espera por você em "Miles From Nowhere". Que Jonas Lindberg receba o reconhecimento que merece. Fãs das bandas já mencionada não irão se decepcionar. Corra atrás deste álbum agora e não deixe também de conferir "Pathfinder" e o EP "The Other Side".

1. Secret Motive Man (7:26)
2. Little Man (5:49)
3. Summer Queen (15:52)
4. Oceans of Time (11:37)
5. Astral Journey (5:50)
6. Why I'm Here (4:26)
7. Miles from Nowhere (25:33) :
- i. Overture
- ii. Don't Walk Away
- iii. I Don't Know Where You Are
- iv. Memories
- v. Miles from Nowhere

- Jonas Lindberg / bass, guitars, keyboards, lead & backing vocals
- Jonas Sundqvist / lead vocals
- Jenny Storm / lead & backing vocals
- Calle Stålenbring / guitars
- Nicklas Thelin / guitars
- Jonathan Lundberg / drums
- Maria Olsson / percussion

With:
- Simon Wilhelmsson / drums (2,4)
- Joel Lindberg / lead guitar (6)
- Roine Stolt / lead guitar (7 part v.)


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.


2 comentários:

user

Tiago Meneses 25/03/2022

Colaborador Top Notch

25/03/2022

Esse disco é um rock progressivo sinfônico da mais alta estirpe, ainda vou fazer uma resenha para ele. Mas apesar de inicialmente ter o lançamento programado para o ano passado, ele foi lançado só esse ano, não?

user

André Luiz Paiz 25/03/2022

Webmaster

25/03/2022

Bem notado Tiagão, o disco teve um atraso e foi lançado agora no início do ano. Corrigindo. É um belo álbum, gostei muito.

Faça login para comentar



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Rubber Soul (1965)

    27/11/2020

  • Image

    ResenhaMaya - Egophilia (2018)

    09/10/2018

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Into The Storm (2014)

    01/07/2020

  • Image

    ResenhaKing Diamond - Fatal Portrait (1986)

    15/01/2018

  • Image

    ResenhaElectric Light Orchestra - On the Third Day (1973)

    19/10/2020

  • Image

    ResenhaMr. Big - Actual Size (2001)

    25/04/2017

  • Image

    ResenhaElton John - Made In England (1995)

    09/12/2021

  • Image

    ResenhaBig Big Train - The Underfall Yard (2009)

    26/09/2017

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Give More Love (2017)

    29/03/2021

  • Image

    ResenhaElton John - Breaking Hearts (1984)

    08/03/2022

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Miles From Nowhere

Álbum disponível na discografia de: Jonas Lindberg

Ano: 2022

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Miles From Nowhere



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.