Resenha

Ahead Rings Out

Álbum de Blodwyn Pig

1969

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

20/02/2022



Ahead Rings Out pode não ser de natureza inovadora, mas entretém

Ainda hoje, depois de tanto tempo de amante de música, eu ainda acabo julgando algumas bandas sem nunca ter escutado, simplesmente por algum motivo sem explicação eu crio na minha cabeça que a experiência não vai ser boa, sendo que em Ahead Rings Out da banda Blodwyn Pig, ainda tem o agravante de possuir uma capa horrível, onde nem o fato de ser uma banda do Mick Abraham a livrou de um preconceito meu. Mas devo admitir que ao ouvir esse disco pela primeira vez, eu me surpreendi bastante com uma qualidade musical muito boa, sua mistura de blues, jazz e hard rock é muito interessante.  

Como já dito, a banda foi formada pelo guitarrista Mick Abrahams, um dos fundadores do Jethro Tull, mas que após perceber que Ian Anderson não estava interessado em manter a banda na mesma proposta musical do seu disco de estreia, pulou fora do grupo. Porém, não demorou muito para que o guitarrista pudesse levar a sua visão musical adiante. Deixando claro que o mérito não está apenas em Abrahams, mas em todo o time organizado por ele, que trazia Ron Berg na bateria, Andy Pyle no baixo e Jack Lancaster na flauta, violino e saxofones.  

“It’s Only Love” abre o disco já ditando um som firmemente enraizado no blues rock de sonoridade muito otimista. É possível imaginar isso aqui tocando em algum pub londrino em 1969. A voz de Abrahams também se mostra bastante apropriada para a ocasião. Simplesmente, aumente o volume e deixe acontecer. “Dear Jill”, ao contrário da veia mais comercial da peça anterior, aqui a banda produz um belo blues de saxofone sonolento e algumas lindas e atmosféricas guitarras slide. Os vocais mais uma vez estão apropriados, ou melhor dizendo e sem economizar dessa vez, estão excelentes. “Sing me A Song That I Know”, apesar de não ser necessariamente ruim, não satisfaz tanto quanto as duas anteriores, sendo a menos empolgante do disco.  

“The Modern Alchemist” é uma peça de autoria de Lancaster, logo, você já deve esperar muito saxofone, sendo exatamente isso que é entregue. Uma música instrumental baseada no jazz com ótimos saxofones e guitarra. É daquele tipo de música que eu escuto e penso que já ouvi tantas outras iguais a ela, então não espere algo muito original, mas mesmo assim diverte e relaxa. “Up And Coming” traz de volta o disco para dentro de uma linha blueseira e atmosférica. O mais curioso aqui é ver a semelhança com a faixa, “Lucy Blues” do Uriah Heep e feita também na mesma época. Se você nunca ouviu, escute e compare. 

“Leave It With Me” é mais uma peça instrumental e novamente composta por Lancaster. Se trata de uma espécie de treino semi-improvisado da banda, mostrando novamente que as músicas de Lancaster e de influências jazzísticas, são bastante diferentes dos blues – blues rock - de Abrahams. “Change Song” começa por meio de algumas conversas para depois se estabelecer em uma peça acústica/folk. Bastante simples, mas com muita beleza. “Backwash” possui cerca de apenas um minuto. Acústica e de boa flauta, serve como uma boa introdução para a próxima música - e que vai encerrar o disco. “Ain't Ya Coming Home, Babe?”, é onde o espírito jazzístico de Lancaster se encontra com maior ênfase no blues de Abrahams. Qual o resultado que isso poderia oferecer? O de uma verdadeira miscelânea de sons estranhamente progressivos e que no geral funciona bem, porém, para alguns ouvintes mais puros e menos desaviados em relação a músicas dessa natureza, as coisas podem soar meio confusas.  

Por favor, não ligue a passagem de Abrahms no Jethro Tull com o que você acha que vai encontrar aqui, lembre-se que essa banda só existe justamente por conta de o guitarrista querer sair da proposta de sua antiga banda. Mais uma vez, digo que fiquei impressionado com que ouvi, principalmente se levar em conta o que eu esperava. Ahead Rings Out pode não ser de natureza inovadora, mas entretém. 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSolaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

    25/04/2018

  • Image

    ResenhaNeal Morse - Sola Scriptura (2007)

    20/03/2020

  • Image

    ResenhaVan Der Graaf Generator - Still Life (1976)

    23/06/2018

  • Image

    ResenhaLynyrd Skynyrd - Second Helping (1974)

    27/05/2018

  • Image

    ResenhaAmon Düül II - Phallus Dei (1969)

    08/04/2022

  • Image

    ResenhaYes - Fragile (1971)

    02/10/2017

  • Image

    ResenhaGryphon - Midnight Mushrumps (1974)

    20/07/2021

  • Image

    ResenhaIl Rovescio della Medaglia - Contaminazione (1973)

    03/04/2020

  • Image

    ResenhaBacamarte - Sete Cidades (1999)

    17/03/2019

  • Image

    ResenhaTurbulence - Frontal (2021)

    23/09/2021

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Ahead Rings Out

Álbum disponível na discografia de: Blodwyn Pig

Ano: 1969

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Ahead Rings Out



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.