Resenha

The Sane Day

Álbum de Beardfish

2005

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

19/02/2022



Composições cheias de melodias intrincadas e ótimas reviravoltas, com grande respeito pelos mestres do movimento, mas sem deixar de ser original

Sei que muitas vezes um disco duplo pode causar uma certa preguiça, principalmente quando é feito por bandas que não costumam causar amor à primeira vista – como é o caso da Beardfish -, mas garanto que aqueles que se esforçarem para ouvir o disco algumas vezes, sempre descobrindo suas diferentes facetas, serão muito bem recompensados. Basta você não ser do tipo de pessoa que procura por melodias finas e instrumentais sutis, pois nesse caso, antes mesmo de começar a ouvir The Sane Day eu já aconselho que passe reto. 

Mesmo que não estejamos diante do trabalho mais consistente ou maduro da banda, não deixa de ser um registro clássico. Não tem como negar que a banda foi extremamente ambiciosa em lançar um álbum duplo – gravado em três estúdios diferentes durante o período de um ano - logo depois de sua estreia. Rikard e sua turma perceberam que tinham um número muito grande de boas ideias prontas para um único disco – e eles não queriam deixá-las para um disco futuro -, foi então que optaram pelo álbum duplo. A forma de tocar aqui não é tão refinada ou habilidosa como em álbuns posteriores, mas ainda assim são composições muito fortes e de extremo bom gosto.  

Comparando ao seu disco de estreia, o primeiro ponto e ser notado é que a banda abandonou por completo o sueco, focando em utilizar somente o inglês, sendo assim muito mais fácil para atingir um maior público fora do seu país. Mas o passo adiante não foi dado apenas em relação ao idioma, o próprio som ficou mais fresco, resultando em uma mescla linda de Rock Progressivo Sinfônico, Pop e pinceladas de Fusion, tudo sendo muito bem divididos em peças mais longas e aventureiras e outras mais curta e acessíveis, porém, sempre soando de forma extremamente artística. As distorções e toda miscelânea encontrada em The Sane Day é feita de forma muito bem pensada e arranjada, um rock progressivo inteligente e cheio de requinte e da melhor qualidade. Devo confessar que não há um momento do disco em que diminui a minha empolgação em ouvi-lo, toda a vibração que ele entrega, seus sintetizadores e efeitos sonoros que são dominados por alguns temas adoráveis de piano acústico, piano elétrico e jazzístico, o Hammond vintage, além do trabalho de guitarra que também possui tendências jazzísticas, fusion e melódicas na linha de bandas como Genesis e Gentle Giant – isso pra citar apenas dois nomes - e vários outros ecos retrô que é possível encontrar com muita facilidade por toda a parte. Uma veia mais pop rock bem peculiar também tem espaço por meio de algumas harmonias ao estilo Beatles. 

Quando um disco com quase duas horas de rock progressivo flui de maneira tão natural é porque algo diferente foi construído. The Sane Day é um disco repleto de composições cheias de melodias intrincadas e ótimas reviravoltas, com grande respeito pelos mestres do movimento, mas sem deixar de ser original. Como última informação, muito indicado também para quem é fá de Frank Zappa, basta ouvir e você vai entender o porquê.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaCaravan - If I Could Do It All Over Again, I'd Do It All Over You (1970)

    10/06/2021

  • Image

    ResenhaDream Theater - Train Of Thought (2003)

    14/03/2019

  • Image

    ResenhaPremiata Forneria Marconi - Storia Di Un Minuto (1972)

    30/05/2018

  • Image

    ResenhaDevin Townsend - Empath (2019)

    19/04/2019

  • Image

    ResenhaMoving Gelatine Plates - Moving Gelatine Plates (1971)

    18/06/2021

  • Image

    ResenhaPantommind - Shade Of Fate (2005)

    08/06/2020

  • Image

    ResenhaThe Masters Apprentices - Choice Cuts (1971)

    07/05/2022

  • Image

    ResenhaThe Decemberists - Picaresque (2005)

    03/03/2022

  • Image

    ResenhaMagma - Ëmëhntëhtt-Ré (2009)

    28/04/2020

  • Image

    ResenhaNuova Era - Il Passo Del Soldato (1995)

    31/03/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

The Sane Day

Álbum disponível na discografia de: Beardfish

Ano: 2005

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Sane Day



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.