Resenha

Varsóvia

Álbum de Varsóvia

1987

CD/LP

Por: sousamarcio2004

Usuário

06/02/2022



Um disco que se fosse melhor divulgado estaria no top 10 do Rock Nacional

A banda Varsóvia, fundada no ABC paulista em 1985, teve uma carreira meteórica até 1989. E nos brindaram com o seu retorno aos palcos a partir de 2015, com um show no Sesc Belenzinho. Após a apresentação, retornaram definitivamente as atividades e aos shows no underground paulistano. 
Confesso que pouco conhecia a banda até que, em Dezembro de 2021, quando vi um show memorável na lendária casa Madame (antigo Madame Satã, berço do rock nacional dos anos 80) fiquei absurdamente impressionado com o repertório e a performance ao vivo da banda e ao retornar extasiado para casa, me dei uma tarefa como se fosse um TCC de faculdade, que foi a de me aprofundar mais sobre o Varsóvia.
Logo de cara me deparei numa das plataformas de streaming com o álbum de estréia " Varsóvia" , lançado pra valer em 1987 , pelo selo " Ataque Frontal", onde um dos sócios era o lendário e saudoso Redson, eterno líder da banda Cólera.
E após ouvir de cabo a rabo esse álbum, não resisti:  Adquiri o vinil e quase quebrei o meu " toca-discos trambolhão" da National, (hoje Panasonic), de tanto ouvir e assim, virei fã e me aprofundei também em outras músicas inéditas que gravaram nos anos 80, até chegar no mais novo trabalho da banda " Muros Altos".
Mas é do álbum de 1987 que eu quero falar; Ele tem 10 faixas , começando com a arrebatadora " Para todo o Sempre" , com um baixo maravilhoso e letra motivadora. A segunda faixa, " Após as Luzes" , já mostra que o vocal Fabio Gasparini tem um timbre de voz parecido com o de Renato Russo, mas é leviano falar que o Fábio imitava o Renato , pois as bandas Varsóvia e Legião Urbana são contemporâneas e as músicas desse álbum do Varsóvia já existiam desde 1985. O que pode explicar melhor é que tanto o Varsóvia, quanto a Legião beberam da mesma fonte ( A sensacional banda Joy Division). 
Voltando ao álbum, a terceira música " Razões" é uma verdadeira obra-prima , com um enorme potencial de hit. A quarta faixa, " Noites", foi a primeira música da banda a tocar na rádio (89 FM) e que tornou a banda conhecida a ponto de serem requisitados para uma série de apresentações em SP e no Brasil. A quinta faixa " Nosso Fim" tem uma melodia muito bacana e também com um enorme potencial para tocar nas rádios. A sexta faixa " Continuar" é outra daquelas que , você ouve umas 4 ou 5 vezes seguidas. Fábio Gasparini , (que não é o guitarrista da saudosa banda Magazine, tampouco é parente do Ricardo Gaspa, ex IRA!) , arrebentou nos vocais. 
A sétima faixa " Ian" , uma homenagem a Ian Curtis, saudoso lider da Joy Division, também é uma obra prima (estou repetitivo, fazer o quê?) mas não há nenhuma música comum nesse álbum. Impressionante! A oitava faixa " Iguais " é uma balada daquelas para abrir os shows.(se alguém da banda ler isso , vai seguir o meu conselho). A penúltima faixa " Viagens" consegue ser linda e melancólica ao mesmo tempo. E para fechar o álbum com chave de ouro, está a ótima " No Front" , com um instrumental que marca a identidade do Varsóvia.
Enfim, ouçam o álbum e afirmo sem medo nenhum de errar , que é um dos melhores do Rock Nacional. Ah, depois de ouvir, um conselho: Vão ao show. Posso garantir que eles são melhores ainda no palco...


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre sousamarcio2004

Nível: Usuário

Membro desde: 31/01/2022

Visitar a página completa de sousamarcio2004



Sobre o álbum

Varsóvia

Álbum disponível na discografia de: Varsóvia

Ano: 1987

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Varsóvia



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.