Resenha

Op Zop Too Wah

Álbum de Adrian Belew

1996

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

06/02/2022



Em Op Zop Too Wah, Adrian Belew pega várias influências e cria uma experiência que mostra seus diferentes lados composicionais

Gosto e respeito muito o senhor Adrian Belew e o considero um músico extremamente versátil, eclético e experimental, sendo durante o seu tempo de banda, um dos principais pilares que segurou o King Crimson desde os anos 80. Porém, se você tiver em mente em apresentar o trabalho de Belew para outra pessoa, não comece por Op Zop Too Wah. Estou querendo dizer que é um disco ruim? Longe disso, mas é que o seu brilho pode demorar um pouco a reluzir, com isso, algumas audições são necessárias e nem sempre o ouvinte quer “perder” muito tempo para entendê-lo.  

Possui dois pontos em que o disco deixa a desejar um pouco. Primeiro é que eu não consigo entender a quantidade de peças pequenas – com pouco mais ou menos de um minuto – e sem sentido algum, que só servem para quebrar a harmonia do disco. O segundo ponto é que como toda a discografia de Belew, aqui você vai encontrar influências em King Crimson – principalmente em relação a guitarra e percussões -, um pouco de Frank Zappa e algumas tentativas rítmicas e líricas estilo Beatles. Porém, apesar dessas influências óbvias, o disco soa um pouco uniforme. Mas vale e menção do que de melhor ele tem pra oferecer.  

“All Her Love Is Mine” é uma peça lenta e de ar misterioso, além de um pouco sombria e de belos arranjos principalmente por parte do chapman stick. “I Remember How To Forget” possui um estilo rítmico clássico de Belew que soa como o King Crimson dos anos 80, porém, com alguns toques que ele também acrescentou na banda dos anos 90. “Op Zop Too Wah” é a faixa título e também o grande destaque do disco. Uma peça instrumental memorável e cativante cheia de ótimos riffs e solos de guitarra, além de uma seção rítmica de fundo poderosa – principalmente a percussão. “Beautiful” é uma balada muito bonita liderada pela voz de Belew que desliza suavemente por cima de um violão e alguns arranjos de cordas. “High Wire Guitar” é a música mais crimsoniana do disco. Possui guitarra distorcida e percussão sincopada. Poderia ser facilmente ser uma música de Thrak. “The Ruin After The Rain” é uma balada bastante triste liderada por um piano sob ótimos vocais melancólicos. “On” é a última faixa do disco, inclusive, perfeita para essa função. Traz belos arranjos e uma seção rítmica excelente.  

Op Zop Too Wah pode ser considerado como uma ponte entre Adrian Belew mais velho, orientado para o pop, e o mais novo, esse mais inovador e experimental. Belew toca todos os instrumentos, fazendo com que o seu talento e visão particular da música seja bem claro e digno de elogios. Um músico pegando suas influências e criando uma experiência que mostra vários lados do seu personagem.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSylvan - One To Zero (2021)

    13/09/2021

  • Image

    ResenhaNeal Morse - ? (2005)

    10/04/2021

  • Image

    ResenhaDavid Bowie - Station To Station (1976)

    13/06/2020

  • Image

    ResenhaHaken - Virus (2020)

    04/06/2020

  • Image

    ResenhaEvergrey - Recreation Day (2003)

    24/02/2022

  • Image

    ResenhaBacamarte - Depois Do Fim (1983)

    16/10/2017

  • Image

    ResenhaEgg - The Polite Force (1971)

    24/06/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Brave New World (2000)

    11/01/2018

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Atom Heart Mother (1970)

    18/04/2018

  • Image

    ResenhaGenesis - Wind & Wuthering (1976)

    01/11/2018

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Op Zop Too Wah

Álbum disponível na discografia de: Adrian Belew

Ano: 1996

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Op Zop Too Wah



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.