Resenha

See You Later

Álbum de Vangelis

1980

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

03/02/2022



Na maior parte do disco, o que temos é uma experiência solta de músicas que não apresentam nenhuma construção, estrutura ou melodia que cative

See You Later é um disco que surgiu em um momento em que o foco de Vangelis não se voltava apenas para um lugar, sendo dividido entre suas criações de trilha sonoras e o início da sua parceria com Jon Anderson e que resultaria em quatro discos e levaria o nome de Jon & Vangelis. Aqui o músico se afasta do seu estilo e se concentra mais em faixas com letras, vocalizações e narrativas em francês e italiano. Apesar de ouvirmos alguns estilos e sons instrumentais interessantes, é impossível deixar passar despercebido que o disco sofre com a falta de passagens melódicas, acabando assim, entregando um dos discos mais fracos de Vangelis. Tudo pode ser definido em poucas palavras como um disco sem muito foco.  

“I Can't Take It Anymore” começa com alguns efeitos vocais e um vocoder, além de alguns tons mais obscuros e boa percussão. A melodia é leve demais e desinteressante e as letras apenas repetem o título da música. Sombria, mas sem muito brio e de um experimentalismo que não deu muito certo. “Multi-Track Suggestion” traz mais alguns efeitos vocais sobre uma batida consistente que sinceramente me faz pensar se estou ouvindo mesmo Vangelis ou Kraftwerk. Os ganchos de sintetizadores têm um estilo robótico, alguns vocais falados parecem anunciar algo. Em termos de melodia não há um ponto alto que seja em qualquer lugar da faixa.  

“Memories Of Green” é uma faixa que mais tarde seria usada como uma das trilhas sonoras de Blade Runner. Um pedal flanger cria um efeito interessante e distorcido, enquanto parece manipular os sons do piano. Bastante minimalista, é uma bonita faixa e provavelmente o que de melhor você vai encontrar no disco. Destaque também para alguns bons efeitos de sintetizadores que levitam dando uma atmosfera elegante para a peça. “Not A Bit - All Of It”, com menos de três minutos, é a faixa mais curta do álbum. Fornece alguns vocais creditados a Cherry Vanilla e que são complementados pelo próprio Vangelis. Começa por meio de um violino. As letras são faladas e de uma sensação bastante sarcástica, pois satiriza o comercialismo e o consumismo. É até divertida na primeira vez que ouvimos, mas vai se tornando mais irritante a cada nova experiência.  

“Suffocation”, com os seus pouco mais de nove minutos, pode ser dividida em duas seções. Possui na sua primeira parte, uma batida sólida sobre sintetizadores que tocam uma boa melodia. Passados alguns minutos, a batida irá desaparecer, enquanto que os sintetizadores irão continuar e vão aparecer alguns anúncios em italiano em algum megafone. Quando a batida regressa, o faz de forma mais sólida, mas mesmo assim, sem muita evolução. Quando a música fica mais lenta, os vocais do convidado Jon Anderson aparecem em um curto período, mas de forma muito boa. Em seguida há uma narração em italiano lida por membros de Krisma antes que a faixa vá desaparecendo em um sintetizador inexpressivo. 

“See You Later” é a peça de encerramento e também a mais longa com os seus mais de dez minutos. Assim como na faixa anterior, também é dividida por seções. Possui um começo sereno por meio de notas de um piano elétrico, mas vai se desenvolvendo conforme um sintetizador mais efusivo entra. Um coro de vozes masculinas soa como se tivessem dando alguma voz de comando. Algumas palavras faladas em francês entram na atmosfera do sintetizador e na percussão meio fora de ritmo. É nítido que a ideia é ser progressivo, mas não consegue ser mais do que uma longa faixa desconexa. Por volta de 6:30 a faixa silencia e pela primeira vez soa elogiável, uma criança parece falar em francês e a harmonia de fundo é bem bonita, então que o coro masculino regressa, mas agora de forma dramática, sendo acompanhado pela voz de Jon Anderson. Sem dúvida essa música só vale pela sua parte final.  

Fica claro que aqui, Vangelis não tentou criar um álbum fácil de ser apreciado e nem uma peça artística finamente elaborada, a ideia foi a de entrar em novos experimentos. Felizmente, os outros álbuns que seriam lançados nos próximos anos não seguiriam os passos deste, pois incluiria alguns de seus trabalhos mais famosos e importantes – embora não sejam os melhores. Na maior parte do disco, o que encontramos é uma experiência solta de músicas que não apresentam nenhuma construção, nenhuma estrutura e nenhuma melodia cativante.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAnglagard - Buried Alive (1996)

    23/06/2020

  • Image

    ResenhaCast - Power And Outcome (2017)

    27/03/2021

  • Image

    ResenhaPeter Hammill - Nadir's Big Chance (1975)

    07/06/2018

  • Image

    ResenhaVanishing Point - Embrace The Silence (2005)

    07/05/2022

  • Image

    ResenhaPendragon - Love Over Fear (2020)

    28/05/2020

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Wild Orchids (2006)

    22/07/2019

  • Image

    ResenhaTriumvirat - À La Carte (1978)

    17/06/2020

  • Image

    ResenhaIO Earth - Aura (2020)

    24/09/2020

  • Image

    ResenhaWobbler - Dwellers Of The Deep (2020)

    08/01/2021

  • Image

    ResenhaSagrado Coração da Terra - Farol Da Liberdade (1991)

    01/02/2018

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

See You Later

Álbum disponível na discografia de: Vangelis

Ano: 1980

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 2 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de See You Later



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.