Resenha

Indiferença

Álbum de Oficina G3

1996

CD/LP

Por: Diogo Franco

Colaborador

28/01/2022



Arpeggios from heaven

Pegando carona no sucesso de bandas como Rebanhão, o Oficina G3 surgiu em 1987 com um som mais pesado e guitarras virtuosas remetendo à músicos como Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen. Após estrear com um disco ao vivo em 88 e o álbum Nada É tão Novo, Nada é Tão Velho de 93, o Oficina lançou uma obra prima, com elementos do hard rock e heavy metal oitentista, sem contudo abrir mão de letras inspiradas e com mensagens de salvação.

O disco abre com Davi, relatando a conhecida história de Davi e Golias, com uma mensagem de esperança em meio as dificuldades. A segunda faixa, Fé, um blues pesado, sem muita originalidade, porém com arranjo correto e sem comprometer. Magia Alguma é uma balada poderosa, que valorizou ainda mais a voz de Luciano Manga,  o segundo melhor vocalista que a banda já teve. Se fosse acha que o primeiro lugar nos vocais da banda fica com o PG, lamento desapontá-lo. Ouça Espelhos Mágicos (com riff devastador e cavalgada à lá Iron Maiden), Novos Céus (balada com levada de violão cativante), Your Eyes e Rei de Salém e irá se surpreender com a voz mais bonita da banda, a de Juninho Afram. Aliás, o cara nessa época era seguramente o melhor guitarrista do país, e olha que tínhamos Edu Ardanuy e o "senhor humildade" Kiko Loureiro no auge. Duvida? Pois ouça a sua interpretação para Vencendo Vem Jesus(aqui intitulada Glória Instrumental), emendando com a versão cantada(Glória) e tire suas conclusões. A canção em questão foi composta em 1861 por Julia Ward Howe como uma canção nacionalista americana (chamada The Battle Hymn Of The Republic), adaptada no Brasil para os hinários mais populares (Cantor Cristão com nº 112, Harpa Cristã com nº525 e Hinário Adventista com nº 152)com ligeiras alterações na letra. Independente da diferença entre as versões, todos conhecem o refrão dessa canção e com o Oficina ela se tornou um clássico no heavy metal cristão, causando inclusive algumas polêmicas com os conservadores. E não pára por aí. Profecias tem um brilhante arranjo e refrão perfeito para cantar no último volume. A faixa título é quase que um clone da Rising Force ( a banda de Yngwie Malmsteen), com pitadas de Dr Sin.

Por tudo isso, esse disco se tornou um marco no meio cristão, rompendo barreiras, trazendo o rock n' roll pesado para o meio e mostrando que dá pra adorar a Deus com ordem e decência, ouvindo som de qualidade e tocando em alto nível. Simplesmente o melhor trabalho dos caras, a menos que você só tenha conhecido a banda na era PG.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador

Membro desde: 31/12/2019

"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaMauro PJ

    27/11/2020

  • Image

    ResenhaJourney - Frontiers (1983)

    23/06/2020

  • Image

    ResenhaFM - Paraphernalia (1996)

    22/04/2020

  • Image

    ResenhaResgate - Novos Rumos (1993)

    17/06/2020

  • Image

    ResenhaMichael Bolton - Michael Bolton (1983)

    31/12/2019

  • Image

    EntrevistaRoland Grapow

    19/11/2020

  • Image

    ResenhaTriumph - Surveillance (1987)

    15/03/2020

  • Image

    EntrevistaRex Carrol

    09/09/2020

  • Image

    EntrevistaMichael Palace

    13/04/2020

  • Image

    ResenhaNestor - Kids In A Ghost Town (2021)

    20/11/2021

Visitar a página completa de Diogo Franco



Sobre o álbum

Indiferença

Álbum disponível na discografia de: Oficina G3

Ano: 1996

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Indiferença



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.