Resenha

Passaporte

Álbum de Novo Som

1992

CD/LP

Por: Diogo Franco

Colaborador

28/01/2022



Poesia a serviço do reino de Deus!

Sob o comando do carismático Alex Gonzaga, e do baixista Lenilton, o Novo Som conquistou um grande público no final dos anos 80 e principalmente início dos anos 90, ao trazer para o meio gospel um pop rock visceral e dançante. Obviamente, o preconceito por parte dos mais conservadores fez alguns torcerem o nariz, mas o fato é que o "Roupa Nova gospel" havia chegado para ficar. Prova disso é esse terceiro disco, recheado de canções que se tornariam clássicos, sem nunca deixarem de fazer parte do repertório dos caras.

A maior parte das canções é assinada por Lenilton, exceto Dose Maior, parceria com o saudoso tecladista Ney Rodrigues, e Tu És Soberano, da conhecida cantora Alda Célia, que já naquela época era um clássico executado pelas igrejas do Brasil, aqui com um arranjo maravilhoso e definitivo. As guitarras de Natinho  que apesar de não prezar por uma técnica virtuosa, exalam sentimento e bom gosto nos timbres, harmonias e fraseados certeiros, como em Elo De Amor, uma canção sensacional que inicia num clima rock n' roll pra depois descambar num delicioso pop/funk cheio de suingue. O baixo do Novo Som é um show a parte. Quantos baixistas aprenderam a "slapar" copiando suas linhas e grooves na época? O disco segue com surpreendente qualidade, como a faixa título, com harmonia densa e até então inédita no meio gospel, assim como Viver e Não Sonhar e seus ciclos harmônicos complexos. Em tempos de worship e seus delays, chorus e refrões intermináveis, ouvir isso é um alento e os acordes chegam doces aos ouvidos. As letras são um diferencial, já que falam do amor de Deus de uma maneira poética e não tão congregacional, podendo facilmente cair no gosto de quem curte bandas como Yahoo, Roupa Nova e 14 Bis.

A força musical do Novo Som é algo impressionante até hoje, e mesmo 3 décadas depois do lançamento, esse continua sendo o maior clássico do grupo, pecando apenas na produção precária e abafada, sem contudo tirar a força das canções presentes aqui. Se você tem bom gosto, é desprovido de preconceito religioso e admira boa música com letras profundas e belas, pode ouvir sem medo, pois isso aqui vai te cativar.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador

Membro desde: 31/12/2019

"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaMichael Palace

    13/04/2020

  • Image

    EntrevistaPedro Braconnot

    10/12/2020

  • Image

    ResenhaDare - Road To Eden (2022)

    18/06/2022

  • Image

    ResenhaStyx - Pieces Of Eight (1978)

    04/01/2020

  • Image

    ResenhaSlash's Snakepit - It's Five O'Clock Somewhere (1995)

    12/03/2020

  • Image

    ResenhaStyx - Crash Of The Crown (2021)

    20/06/2021

  • Image

    ResenhaHouston - IV (2021)

    17/10/2021

  • Image

    ResenhaTriumph - Surveillance (1987)

    15/03/2020

  • Image

    ResenhaDuran Duran - Future Past (2021)

    24/10/2021

  • Image

    EntrevistaMick Fortune

    29/09/2020

Visitar a página completa de Diogo Franco



Sobre o álbum

Passaporte

Álbum disponível na discografia de: Novo Som

Ano: 1992

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Passaporte



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.