Poesia a serviço do reino de Deus!
Sob o comando do carismático Alex Gonzaga, e do baixista Lenilton, o Novo Som conquistou um grande público no final dos anos 80 e principalmente início dos anos 90, ao trazer para o meio gospel um pop rock visceral e dançante. Obviamente, o preconceito por parte dos mais conservadores fez alguns torcerem o nariz, mas o fato é que o "Roupa Nova gospel" havia chegado para ficar. Prova disso é esse terceiro disco, recheado de canções que se tornariam clássicos, sem nunca deixarem de fazer parte do repertório dos caras. A maior parte das canções é assinada por Lenilton, exceto Dose Maior, parceria com o saudoso tecladista Ney Rodrigues, e Tu És Soberano, da conhecida cantora Alda Célia, que já naquela época era um clássico executado pelas igrejas do Brasil, aqui com um arranjo maravilhoso e definitivo. As guitarras de Natinho que apesar de não prezar por uma técnica virtuosa, exalam sentimento e bom gosto nos timbres, harmonias e fraseados certeiros, como em Elo De Amor, uma canção sensacional que inicia num clima rock n' roll pra depois descambar num delicioso pop/funk cheio de suingue. O baixo do Novo Som é um show a parte. Quantos baixistas aprenderam a "slapar" copiando suas linhas e grooves na época? O disco segue com surpreendente qualidade, como a faixa título, com harmonia densa e até então inédita no meio gospel, assim como Viver e Não Sonhar e seus ciclos harmônicos complexos. Em tempos de worship e seus delays, chorus e refrões intermináveis, ouvir isso é um alento e os acordes chegam doces aos ouvidos. As letras são um diferencial, já que falam do amor de Deus de uma maneira poética e não tão congregacional, podendo facilmente cair no gosto de quem curte bandas como Yahoo, Roupa Nova e 14 Bis. A força musical do Novo Som é algo impressionante até hoje, e mesmo 3 décadas depois do lançamento, esse continua sendo o maior clássico do grupo, pecando apenas na produção precária e abafada, sem contudo tirar a força das canções presentes aqui. Se você tem bom gosto, é desprovido de preconceito religioso e admira boa música com letras profundas e belas, pode ouvir sem medo, pois isso aqui vai te cativar.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Diogo Franco

Nível: Colaborador
Membro desde: 31/12/2019
"Sou carioca de Nova Iguaçu , músico há 25 anos , admirador de AOR , Hard , Glam , Heavy Metal e suas vertentes. Tenho 38 anos."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Diogo Franco
Sobre o álbum

Passaporte
Álbum disponível na discografia de: Novo Som
Ano: 1992
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar