Resenha

Clube da Esquina

Álbum de Milton Nascimento

1972

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

25/04/2018



Uma das heranças mais valiosas da história da música brasileira

O que alguém pode esperar de um disco liderado por Milton Nascimento e Lô Borges no auge de seus poderes criativos?

Denominada como Clube da Esquina, uma gangue de mineiros povoaram o resto do Brasil com sua sensibilidade musical ímpar e que englobavam diversos assuntos em suas letras, sempre interpretadas com muito amor e paixão, além instrumentalmente tocante. Difícil cravar um nome quando o assunto é sobre o mais belo disco da história da música brasileira, mas se eu estiver pressionado a fazer isso sem pensar muito, com certeza, este será o primeiro nome que me vem à mente.

Impressionante como ouvir esse álbum mais de quarenta e cinco anos desde o seu lançamento, ainda é surpreendente pela maneira estilisticamente dinâmica e auto confiante que ele soa por meio de toda a sua miscelânea musical, que inclui, tropicália, mpb, bossa nova, música psicodélica, jazz, soul e rock and roll influenciado principalmente pelos Beatles. São tantas ideias, que inclusive só poderia resultar em um álbum duplo.

O grupo tece uma tapeceira audaciosa de gêneros e composições artesanais que ainda que fossem compostas hoje, poderiam ser vistas como a frente do seu tempo. Muitas dessas composições, vagam livremente e sem restrições entre diversos elementos de tal forma, que acabamos sempre surpreendidos por transformações drásticas dentro de uma única peça.

Maravilhosamente bem texturizado, Clube da Esquina é inegavelmente um daqueles discos que não apenas podem, mas devem ser chamados de obra-prima. Para que a sua música seja sentida de maneira mais plena, o álbum deve ser sempre escutado do começo ao fim, faixa a faixa e sem que nenhum segundo passe despercebido por quem o ouve. 

Se algum dia, eu conversando com um estrangeiro e eu tivesse que responder sobre do que se trata Clube da Esquina em questão de gênero musical, não saberia responder. Uma música como “Trem de Doido” certamente é um rock com influência psicodélica, porém, com um vocal bastante doce ao invés de ácido. Já a música “Dos Cruces” (música escrita pelo compositor espanhol Carmelo Larrea) carrega uma aura da música espanhola, não necessariamente só pelos vocais, mas também pela maneira com que o violão casa com a voz. “O Trem Azul” traz consigo algumas incursões jazzísticas, mas a realidade mesmo, é que a maioria do disco (principalmente na época) não mostra nada do que o ouvinte possa ter escutado antes. 

“Um Girassol da cor do seu Cabelo” consegue desafiar todos os tipos de convenções harmônicas, mas sem deixar de soar maravilhosa. “Cravo e Canela” possui um ritmo de difícil compreensão, mas bastante gostoso de ouvir. 

Sempre bom lembrar também as faixas em que outros grandes artistas criaram suas versões, Elis Regina deu uma nova roupa para as faixas "Cais" e "Nada Será Como Antes", enquanto que o mestre Tom Jobim o fez para “O Trem Azul”, um dos maiores nomes do jazz americano, Wayne Shorter regravou “Lilia”, fato que também pode ter servido para que alguns admiradores de jazz tivessem a curiosidade de conhecer este disco. 

Clube da Esquina é um disco que possui uma excelência na sua consistência, em suas composições, arranjos, performances e produção. Trata-se de uma das heranças mais valiosas da história da música brasileira. 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaYes - Yessongs (1973)

    06/05/2020

  • Image

    ResenhaKonom - Konom (2021)

    26/10/2021

  • Image

    ResenhaThe Allman Brothers Band - The Allman Brothers Band (1969)

    08/06/2018

  • Image

    ResenhaWillowglass - Book Of Hours (2008)

    01/12/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Criminal Record (1977)

    24/03/2019

  • Image

    ResenhaAnthony Phillips - Private Parts & Pieces VIII - New England (1992)

    01/05/2021

  • Image

    ResenhaVanishing Point - Embrace The Silence (2005)

    07/05/2022

  • Image

    ResenhaPremiata Forneria Marconi - Per Un Amico (1972)

    20/10/2017

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Meddle (1971)

    22/02/2018

  • Image

    ResenhaPantommind - Shade Of Fate (2005)

    08/06/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Clube da Esquina

Álbum disponível na discografia de: Milton Nascimento

Ano: 1972

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,83 - 6 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Clube da Esquina:

  • 28
    out, 2020

    Um gosto de sonho

    User Photo Baronesa Escarlate

Visitar a página completa de Clube da Esquina



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.