Resenha

Crimes Of Passion

Álbum de Rick Wakeman

1984

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

19/01/2022



As músicas podem não mostrar Wakeman no seu melhor e não chegam a ser memoráveis, mas no geral, são boas

Como é mostrado na própria capa, Crime of Passions é mais um dos discos de Rick Wakeman feitos sob encomenda para ser trilha sonora de algum filme. Confesso que nunca assisti ou mesmo tive interesse em assistir Crimes da Paixão, além disso, tenho um pressentimento de que não estou perdendo grandes coisa. Independente disso, estou aqui para falar sobre o disco lançado em 1984. As músicas podem não mostrar Wakeman no seu melhor e não chegam a ser memoráveis, mas no geral, são boas. Claro, se eu ignorar por completo que todas as suas músicas são derivadas da Sinfonia n°9 em mi menor, Op. 95 “Do Novo Mundo” de Dvorak.  

“It’s A Lovely Life” é a faixa de abertura e uma das duas entre as onze músicas do disco que contem vocal – em ambos os casos liderados pela lendária Maggie Bell. Os vocais inclusive são um dos destaques, entregando um soul e blues de muita energia. É possível notar algumas marcas de Wakeman – apesar de em pequena escala. “Eastern Shadows”, apesar de possuir um clima quase que distintamente de rock, nota-se alguns lampejos clássicos nela, dando ao ouvinte um instrumental – ainda que pouco inspirado - clássico de Wakeman. “Joanna” direciona o disco para uma linha mais suave, combinando estilos de música clássica com folclóricas. Considero esse sem dúvida um dos momentos mais interessantes do disco, onde nota-se com mais facilidade o estilo de Wakeman em criar música. Uma peça belíssima. Intrigado com o nome da faixa fui pesquisar quem era Joanna no filme, mas fiquei espantado por ver que sua participação é basicamente uma vinheta. De qualquer maneira, deve ser importante de alguma forma, já que até uma canção ganhou.   

“The Stretch” começa por meio de uma sonoridade de humor bastante estranho – embora não seja ruim. Aproximadamente nos quarenta segundos a peça se transforma e fica sinfônica e até mesmo um pouco sombria, então regressa à sonoridade inicial perto do fim. “Policeman’s Ball” traz uma sonoridade mais rock, além de ter alguns saxofones que a deixam bem diferenciada. Possui boas variações e certamente um dos momentos mais divertidos do disco. “Stax” também apresenta algumas linhas de sax, mas nesse caso elas dão uma vibração quase jazzística. Possui uma textura retrô e bastante interessante. “Taken In Hand” é onde há a fusão de rock e música clássica com uma maior clareza. Os solos notáveis de teclado, mostram um Rick Wakeman bastante técnico e que não havia aparecido no disco ainda.  

“Paradise Lost” é uma música bastante relaxante – sendo também a mais lenta do disco. Sua sonoridade espacial e pacata parecem ser a trilha sonora de imagens de lugares distantes e inabitáveis. “The Box” recoloca o disco em um clima mais agitado soando até mesmo um pouco “Hard alguma coisa”. O saxofone continua fazendo parte do disco e novamente ele consegue fazer com que a música acene para o jazz. “Web Of Love” começa de forma doce por meio de algumas bonitas notas de piano – Wakeman está colocando a sua marca registrada aqui. Conforme ela vai se desenvolvendo, vai ficando mais robusta, até que atinge uma sonoridade mais pesada. “Dangerous Woman” é uma faixa bônus e que saiu no lançamento de 1993 do disco, sendo também a outra peça a possuir vocal. Em seus primeiros segundos já sentimos uma sensação jazzística 80’s. Novamente a performance de Maggie é muito boa. Mas no geral só vale mesmo como uma faixa bônus. Ter a versão do disco sem ela não faz diferença alguma.  

Obviamente, não estamos falando de um dos maiores feitos de Rick Wakeman – que parece estar no automático boa parte -, mas o álbum no geral é bom e consistente – principalmente se focarmos somente no que era feito naquele período. Ser por um lado em nenhum momento você vai se deparar com alguma obra-prima, por outro ao menos estará diante de um disco de músicas audíveis. O saxofone nas faixas em que foi utilizado conseguiu se encaixar muito bem e elevou a qualidade das músicas. Se no 80 Minutos tivesse como colocar 2,75 de nota para um álbum, certamente essa seria a minha, mas como não pode, acho justo arredondar pra cima e considerá-lo um bom disco.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMaudlin of the Well - Bath (2001)

    17/11/2020

  • Image

    ResenhaHatfield and the North - The Rotters' Club (1975)

    04/04/2018

  • Image

    ResenhaLocanda Delle Fate - Forse Le Lucciole Non Si Amano Più (1977)

    02/11/2017

  • Image

    ResenhaPeter Hammill - Chameleon in the Shadow of the Night (1973)

    05/10/2017

  • Image

    ResenhaEcholyn - Suffocating The Bloom (1992)

    12/06/2020

  • Image

    ResenhaOceansize - Frames (2007)

    31/10/2020

  • Image

    ResenhaNational Health - National Health (1977)

    16/04/2020

  • Image

    ResenhaKing Crimson - Starless And Bible Black (1974)

    07/03/2020

  • Image

    ResenhaMetallica - Master Of Puppets (1986)

    20/12/2017

  • Image

    ResenhaAnthony Phillips - Private Parts & Pieces II - Back To The Pavillion (1980)

    20/06/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Crimes Of Passion

Álbum disponível na discografia de: Rick Wakeman

Ano: 1984

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Crimes Of Passion



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.