Para curtir até os ouvidos caírem
Por falta de nome prefiro chamar esse álbum de 1991, também de: a virada de mesa de Marina, que agora com esse, transforma-se em Marina Lima. O seu melhor álbum até então, mostrava um amadurecimento em diversas questões e também arranjos requintados. Próxima Parada (1989) é excelente também e tem o mega hit "À Francesa", de fato deve ser redescoberto e não apenas escolhido pela novelesca faixa citada, só que em 1991 não foi só o nome que mudou, Marina Lima reinventou-se e assim nasceu um dos melhores discos dos anos 90. Marina escreve seu diário em dez faixas caprichadas, algumas explorando a dualidade sexual como em "Não estou bem certa." "Será que você será a dama que me completa? Será que você será o homem, não estou bem certa." Em "Grávida" usa o tema para expurgar demônios, brincando com a palavra para manifestar o momentâneo, o estado de espirito ou as fases da vida. A excelente letra é de Arnaldo Antunes, e ficou brilhante na voz de Marina. "Criança" é tão intimista, temos a impressão de estarmos no túnel da mente da cantora, que dá a corda para descobrir as fraquezas de seu próximo alvo de aventura, como um puma a caçar a presa, sem pressa, somente com olhos fixos e obstinada. No vídeo oficial podemos ver os jovens Selton Mello e Preta Gil como participantes na hora em que a "tomada" é jogada para a praia. "O Meu Sim" deriva a bossa pop, um tanto esquecida e de lirismo ímpar. Não é preciso muito para se fazer som de alta qualidade quando temos boas ideias e Liminha como produtor, apenas um dedilhado de violão, simples programação de bateria e a voz de Marina. Ah, sim, arranjos de cordas fecham essa obra prima, nem precisava. Escutamos o seu "Sim" e aprovamos de olhos fechados. "Acontecimentos" é outro sucesso em 1991, mais uma letra romântica que parece ter ficado presa a seu tempo, não que seja ruim, de forma alguma, apenas observação pessoal. O suingue e o baixo em marcações rápidas são as caraterísticas marcantes de "E acho que não sou só eu". Numa atmosfera mais animada vem "Pode ser o que for", saca a linha de Ed Motta e Conexão Japeri? Então, é por aí. Para dar uma quebrada na sequencia animadora, a tristeza obra com "Não sei dançar". A letra de Alvin L é tão Cazuza que se não fosse buscar os créditos, juraria que era dele. Por fim... e com chave dourada, o diário de Marina é trancado com "Serei Feliz", a qual o antenado em música não sabe se presta atenção na bela letra ou nos arranjos soberbos. 1991 não é para qualquer aventureiro, não é para o baba ovo de tudo que é gringo e detrator do nacional. Marina é para quem ainda tinha esperança na música brasileira, no pop MPB, que hoje não tem cara nem coração, talvez pela culpa governamental e mudança do rumo da indústria fonográfica, que obriga o artista a colocar o dinheiro a frente de tudo, até mesmo da arte, tornando-a tão volátil quanto álcool isopropílico.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Marina Lima
Álbum disponível na discografia de: Marina Lima
Ano: 1991
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar