Resenha

Heavy Load Blues

Álbum de Gov't Mule

2021

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

10/01/2022



Uma verdadeira reverência ao blues!

Fundado nos anos 90 pelo guitarrista Warren Haynes, o Baixista Allen Woody e o baterista Matt Abts, o Govt Mule começou como um projeto despretensioso e ficou muito maior  do que qualquer um deles imaginava, se tornando uma verdadeira instituição da musica americana.

Embora sofram influência direta do southern rock, principalmente pelo fato de Haynes e Woody terem integrado por anos o Allman Brothers, o grupo se tornou extremamente versátil, transitando por todos os estilos do bom e velho rock, sofrendo influência tanto do folk de Neil Young quanto do Heavy do Black Sabbath.

Mas desde seu primeiro álbum, era latente a influência do blues em sua música. A banda tocou em festivais especializados e gravou diversas canções do estilo. No entanto, um álbum inteiro dedicado ao estilo consagrado no delta do Mississipi estava nos planos da banda há anos, conforme declarou o líder Haynes: “Tocamos um pouco de blues tradicional no palco de vez em quando e, embora geralmente não sejam mais do que algumas músicas por show, nossa abordagem do blues é única e baseada em nossa química coletiva como banda.”

“Heavy Load Blues” chega as lojas alternando material autoral com clássicos do blues, e Apesar de ser apresentado como um álbum de estúdio, foi totalmente gravado ao vivo no The Power Station New England, em Connecticut, em uma mesa analógica, com guitarras e amplificadores vintage para capturar a essência genuína do blues.

O Mule que atualmente tem na sua formação Warren Haynes (vocal e guitarra), Matt Abts (bateria), Danny Louis (teclado, guitarra, trompete) e Jorgen Carlsson (baixo), apresentam treze faixas selecionadas, com a adição de mais oito bônus na versão estendida. Apesar do material ser de excelente qualidade, vale destacar: “Hole In My Soul” um blues cadenciado e malemolente, com um dose de groove adicionada pelos metais e hammond; “Snatch It Back and Hold It”, imortalizada por Junior Wells e com um excelente solo de guitarra;

A extensa “I Asked Her For Water, She Gave Me Gasoline”, da lavra de Howlin Wolf, que ficou completamente diferente da original, com uma pegada muito mais funky / soul; E ainda “Blues Before Sunrise”, que abre o álbum com um piano jazzy, guitarra com slide e o vacal de Haynes encharcado do melhor Bourbon;

Segundo o próprio grupo, eles se esforçaram ao máximo para fazerem “Heavy Load Blues” soar com o um disco de blues tradicional e não como blues rock. É difícil para a banda abandonar completamente sua enorme gama de influências, mas acredito que conseguiram seu intento na maioria das canções. De todo modo, a banda entrega novamente mais um disco de excelente qualidade.



Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaFish - Sunsets Of Empire (1997)

    27/08/2020

  • Image

    ArtigoGinger Baker: 80 anos descendo o braço!

    20/08/2019

  • Image

    ResenhaVirgil Donati - Ruination (2019)

    09/11/2019

  • Image

    ArtigoJeff Beck: 74 anos de um guitarrista inigualável

    25/06/2018

  • Image

    ResenhaGenesis - Wind & Wuthering (1976)

    21/04/2020

  • Image

    ResenhaRobby Krieger - The Ritual Begins At Sundown (2020)

    08/11/2020

  • Image

    ResenhaJoni Mitchell - Mingus (1979)

    14/11/2020

  • Image

    ArtigoDark Light: Projetos e bandas obscuras integradas por músicos famosos que lançaram no máximo dois álbuns de estúdio!

    17/05/2020

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Whoosh! (2020)

    08/08/2020

  • Image

    ResenhaPorcupine Tree - Recordings (2001)

    12/08/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Heavy Load Blues

Álbum disponível na discografia de: Gov't Mule

Ano: 2021

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Heavy Load Blues



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.