Resenha

Another Hand

Álbum de David Sanborn

1991

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

18/12/2021



David Sanborn entrega jazz de verdade!

David Sanborn sempre foi um saxofonista talentoso, mas sua opção em criar uma sonoridade mais acessível, sempre lhe deixou a mercê de muitas criticas nos anos 70 e 80. O musico misturava jazz, pop e rhythm and blues para criar suas canções, fazendo com que os aficionados pelo jazz torcessem o nariz para seus trabalhos, taxando  sua música como “jazz de  elevador”.

Parece que tantas críticas mexeram com o ego de Sanborn, que resolveu criar um disco de jazz “de verdade”. O saxofonista aproveitou sua estreia na Electra depois de muitos anos com a Warner Brothers  e decidiu rever sua estrutura sonora para mostrar ao mundo onde estava seu coração.

O músico começou sua mudança pela produção, convocando o baixista e produtor Marcus Miller (que havia trabalhado com ninguém menos que Miles Davis) e Hal Willner (Famoso por produzir discos do maestro Nino Rota e trabalhar com grandes nomes do jazz como Bill Frisell, Brandford Marsalis e muitos outros).

Outro passo importante foi chamar uma banda competente para dar forma as suas ideias e neste ponto, Sanborn chamou os melhores e mais consagrados músicos no cenário jazzista dos anos 90: Os guitarristas Marc Ribot e Bill Frisell , os bateristas Jack DeJohnette e Joey Baron, o pianista Mulgrew Miller e para o baixo acústico, Greg Cohen e Charlie Haden, além de algumas outras pequenas participações, como do próprio Marcus Miller nas quatro cordas e Don Álias na percussão.

O álbum apresenta dez canções em sua maioria compostas pelos músicos que o acompanham,  além de algumas surpreendentes releituras.

A abertura com “First song” mostra que o Sax de Sanborn dentro do verdadeiro jazz é extremamente melódico, compassado e belo, se entrelaçando perfeitamente com a guitarra dedilhada e o baixo acústico; “Hobbies” traz um andamento mais dinâmico, sofrendo uma leve influência da surf music dos anos 60; 

A faixa título da lavra do baixista Miller nos remete ao sax melancólico de Coltrane. Os demais músicos conseguem criar uma atmosfera melódica que envolve perfeitamente o tema. Esta é uma das minhas canções favoritas do álbum; Vale mencionar também “Jesus”, um cover diferente e inesperado de Lou Reed, gravado originalmente pelo seu grupo de rock Velvet Underground. A canção foi subvertida e trazida para o universo do jazz, com um belo trabalho de Frisell e Ribott nas seis cordas;

E por fim, vale destacar ainda a longa “Medley: Prayers for Charlie from the Devil at Four O´clock / The Lonely from the Twilight Zone”, com mais de doze minutos de variações rítmicas, remetendo aos primeiros discos do baixista Charlie Haden para a prestigiosa gravadora ECM. Merece destaque o solo melódico do baixista Haden e o solo atonal de Joey Baron nos tambores;

“Another Hand” foi lançado em 1991 e com ele Sanborn consegue seu intento em provar ser um músico sério e talentoso, pois o álbum e a faixa-título foram respectivamente indicados ao Grammy Awards, nas categorias "Melhor Jazz Instrumental Performance, Grupo" e "Melhor Jazz Instrumental Solo. Wall Street Journal e Washington Post, dois dos maiores jornais de circulação da época rasgaram elogios ao trabalho e se surpreenderam com a performance do músico.

Infelizmente nem todo o reconhecimento e premiações fizeram com que Sanborn continuasse investido em uma sonoridade mais jazzística. O saxofonista retornaria ao seu easy listen insosso no álbum seguinte.  



Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaTransatlantic - SMPT:e (2000)

    16/11/2019

  • Image

    ResenhaRobby Krieger - The Ritual Begins At Sundown (2020)

    08/11/2020

  • Image

    ResenhaJethro Tull - A Passion Play (1973)

    31/03/2020

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Live at Castle Donington (1983)

    21/11/2020

  • Image

    ResenhaAndy Summers - The Golden Wire (1989)

    10/10/2021

  • Image

    ResenhaVirgil Donati - Ruination (2019)

    09/11/2019

  • Image

    ResenhaRoy Buchanan - You're Not Alone (1978)

    13/06/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Live After Death (1985)

    31/03/2018

  • Image

    ResenhaMarillion - Seasons End (1989)

    08/08/2018

  • Image

    ResenhaSupertramp - Breakfast In America (1979)

    22/10/2019

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Another Hand

Álbum disponível na discografia de: David Sanborn

Ano: 1991

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Another Hand



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.