Resenha

Focus 8

Álbum de Focus

2002

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

16/12/2021



Focus retorna em grande estilo!

O Focus é a maior instituição do rock progressivo holandês e continua na ativa tendo o tecladista e flautista Thijs Van Leer como líder e único integrante da formação original a tocar em todos os álbuns.

O grupo tem lançados novos trabalhos esporadicamente e sempre mantendo a qualidade de seu som, desde que você não os compare com os grandes clássicos lançados pelo grupo nos anos 70.  O grupo é formado por novos músicos e estes trouxeram suas influências para a banda, alterando de certo modo sua sonoridade. Por mais que Van Leer mantenha um determinado estilo, é inevitável que cada músico contribua com seu estilo próprio.

“Focus 8” foi lançado em 2002 e a história que antecede o disco é bem interessante. Em 2001, o enteado de Thijs, o baixista Bobby Jacobs estava ensaiando com o guitarrista Jan Dumée e o baterista Ruben van Roon. Jacobs e van Roon eram ex-membros do projeto paralelo de Van Leer, “Conxi”. O Tecladista foi convidado a aparecer nos ensaios para uma Jam session e descobriu que os músicos ensaiavam temas do Focus dos anos 70!

Thijs convidou os músicos para se apresentarem em pequenos locais sob o nome de Hocus Pocus, como um tributo ao Focus. Mas a coisa ficou séria, e a demanda por shows em todo mundo (inclusive Brasil), fez com que a banda adotasse seu nome original e entrasse em estúdio entre fevereiro a julho de 2002 para a gravação de um novo álbum. Seria o primeiro álbum do Focus em 24 anos!

Com problemas pessoais, Ruben foi substituído por Bert Smark e o quarteto começou a elaborar os temas instrumentais que fariam parte do álbum, mantendo uma atmosfera que remete a seus maiores trabalhos.

A cozinha formada por Jacobs e Smark se mostra precisa e coesa, fazendo incursões nos momentos certos. Dumée se mostra o parceiro perfeito para Thijs, pois apresenta influências similares as de Jan Akkerman sem no entanto se limitar a elas, apresentado um estilo que vai do fusion ao melódico de maneira natural.

“Rock & Rio” que abre o disco remete a seu maior sucesso Hocus Pocus, com a inclusão do canto yodel e várias camadas de hammond; “Tamara´s Love” tem um pezinho no Jethro Tull pelo uso ostensivo da flauta. Na segunda parte há espaço pra um solo passional de Dumée;

O lirismo de “Fretless Love” nos remete ao segundo álbum do grupo apropriadamente chamado de II; Na soturna “De Ti o De Mi” Jacobs consegue se sobressair, fazendo um contraponto interessante com a guitarra;

A canção “Focus 8” é cadenciada, com o piano se sobressaindo em toda canção; E ainda vale mencionar a dinâmica “Neurotika”, onde o yodel volta a aparecer, ao lado de camadas generosas de hammond;

“Focus 8” foi lançado em 2002 pela gravadora Musea e foi bem recebido por crítica e público, uma vez que apresenta influência de todos os seus grandes clássicos de maneira renovada e atual. 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaDream Theater - Dream Theater (2013)

    07/03/2021

  • Image

    ResenhaQueen - A Kind Of Magic (1986)

    25/10/2019

  • Image

    ArtigoCharlie Watts morre aos 80 anos

    24/08/2021

  • Image

    ResenhaVirgil Donati - Ruination (2019)

    09/11/2019

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Never Say Die! (1978)

    22/03/2020

  • Image

    ResenhaOSI - Office Of Strategic Influence (2003)

    24/02/2020

  • Image

    ResenhaSteve Rothery - The Ghosts Of Pripyat (2014)

    19/06/2021

  • Image

    ResenhaGilberto Gil - Unplugged (1994)

    26/06/2020

  • Image

    ArtigoBill Bruford e Neil Peart: Quando chega a hora de parar!

    28/12/2018

  • Image

    ResenhaUriah Heep - High And Mighty (1976)

    01/10/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Focus 8

Álbum disponível na discografia de: Focus

Ano: 2002

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Focus 8



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.