Resenha

Double Espresso

Álbum de Tony Levin

2002

CD/LP ao Vivo

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

14/12/2021



Excelente registro ao vivo do baixista!

Tony Levin é um dos maiores baixistas de todos os tempos. Fez parte do King Crimson e da banda solo do Peter Gabriel. Como session man, gravou com incontáveis artistas, dos jazzistas Gary Burton e Herbie Mann aos roqueiros Lou Reed e Peter Gabriel, passando pelo pop de James Taylor e a música brasileira de Ivan Lins.

Embora tenha sido sempre atuante no meio musical, o baixista só iniciou sua carreira solo nos anos 90 com World Diary. De lá pra cá, Levin  vem gravando regularmente, seja em discos solos, seja em projetos próprios como o Liquid Tension Experiment.

“Double Expresso” foi lançado em 2002 e até o momento é seu único registro ao vivo oficial. O título foi inspirado no vicio do baixista por café.  Levin reuniu parte da clássica banda que acompanhou Peter Gabriel nos primeiros anos, que além do baixista incluía Larry Fast nos sintetizadores e Jerry Marotta na bateria e percussões. Completam o time o guitarrista Jesse Gress, além convidados como o California Guitar Trio.

A técnica do baixista sempre foi exótica para dizer o mínimo. Levin utiliza seu Chapman Stick*, o vertical bass, além dos mais diferentes tipos de baixo, alguns com cordas elásticas. O músico criou também os “Funky Fingers” que é é uma espécie de baqueta que se fixa em seus dedos para produzir sons percussivos e funky  no baixo. Além de todo esse arsenal, Tony toca cello, violão e ainda canta em quatro faixas;

O som é denso e sincopado, com bastante espaço para o instrumento do líder. Levin passa a limpo sua carreira até então, trazendo releituras de clássicos como “Dog One” do Peter Gabriel; “Sleepless” e “Elephant Talk” do King Crimson; E ótimas surpresas como a releitura de “Black Dog”, clássico do Led Zeppelin; “Back in NYC” da fase clássica do Genesis na era Gabriel; “Phobos”, canção do Sinergy, projeto capitaneado por Larry Fest; E até “Peter Gunn” tema do maestro  Henry Mancini.

De sua fase solo vale destacar a climática “Pieces of the Sun” que abre o álbum; A bucólica “Belle”, com a participação de seu irmão Pete Levin nos teclados; E a sincopada “Apollo”, uma faixa longa com uma enorme pluralidade rítmica;
“Double Expresso” entrega uma banda afiada e disposta a seguir o líder em qualquer que seja sua aventura musical. Um álbum para quem conhece o trabalho do baixista e pra quem curte musica de qualidade.

*O Chapman Stick é um instrumento musical elétrico criado por Emmett Chapman no início dos anos 1970. O Chapman Stick geralmente tem dez ou doze cordas afinadas individualmente e é usado para tocar linhas de baixo, melodias, acordes ou texturas. 
Projetado como um instrumento cordal totalmente polifônico, ele também pode cobrir várias dessas partes musicais simultaneamente.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaZakk Wylde - Book Of Shadows (1996)

    04/04/2020

  • Image

    ResenhaThe Who - WHO (2019)

    08/12/2019

  • Image

    ArtigoOs 10 melhores discos lançados em 2020

    26/12/2020

  • Image

    ResenhaGov't Mule - Dose (1998)

    26/09/2018

  • Image

    ArtigoMúsicos de apoio: a verdadeira força motriz da música!

    24/11/2018

  • Image

    ResenhaDuff McKagan - Tenderness (2019)

    20/09/2021

  • Image

    ResenhaSteve Vai - Alive In An Ultra World (2001)

    02/02/2020

  • Image

    ResenhaRon Carter - Blues Farm (1973)

    05/10/2021

  • Image

    ArtigoDez grandes discos ao vivo lançados nos anos 70!

    13/07/2020

  • Image

    ResenhaJeff Beck - Wired (1976)

    20/12/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Double Espresso

Álbum disponível na discografia de: Tony Levin

Ano: 2002

Tipo: CD/LP ao Vivo

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Double Espresso



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.