Declínio difícil de compreender
Heaven & Earth é um grupo liderado pelo guitarrista britânico Stuart Smith. Começou com um projeto solo e que acabou crescendo e ganhando notoriedade até virar uma banda de fato. Com quatro discos e um EP lançados até aqui, o grupo retornou em 2021 com "V", sua nova aposta. Se o grupo estava em ascensão após os dois discos lançados com o vocalista Joe Retta (ex-Sweet), sendo "Dig" de 2013 considerado um dos melhores álbuns de hard rock da década passada, é quase impossível compreender o que aconteceu aqui. Veja só, estamos em uma época em que é possível, com uma curva de aprendizado bem pequena, produzir um disco em casa, usando poucos equipamentos e plugins gratuitos. "V" foi tão mal produzido que parece uma demo, de tão ruim que soa. É uma pena ver o mal aproveitamento de boas canções, com tudo soando embolado e desleixado. E pra piorar, Retta deixou o grupo e a nova escolha não deu certo. Gianluca Pertralia soa inseguro na maior parte do tempo, o que é possível comprovar também visualmente ao assistir o vídeo de "Drive". Ele tem uma boa voz, meio no estilo Johnny Gioeli, mas ainda precisa de desenvolvimento. E assim, o tesão para curtir um bom disco de hard rock já vai lá embaixo. Atravessar pelas 12 faixas é um desafio. Fico me perguntando também como a Frontiers lança um disco com um som de qualidade tão baixa. Há algum controle de qualidade ou o importante é lançar o máximo de álbuns possível? A resposta está no próprio site da banda, no qual Smith declarou que a banda precisou trabalhar sob pressão para entrega do material por conta de obrigações contratuais. Vale à pena? Mas, vamos lá, falar do que encontramos de positivo por aqui. A veia hard setentista segue presente, aquela que os fãs de Rainbow e Deep Purple adoram. "Little Black Dress" é uma ótima composição. Gosto também das baladas hard "Never Dream Of Dying" e "At The End Of The Day". "Drive", "Beautiful", "One In A Million Men" e "Nothing To Me" também são legais. Um disco com boas composições, embora sejam abaixo do que a banda já mostrou em sua discografia, mas que foram ainda mais afetadas pela produção ruim e o equívoco na troca de vocalistas. Para uma banda que já teve Joe Retta e participações como Kelly Hansen, Richie Sambora, Joe Lynn Turner e Glenn Hughes, é um grande declínio. Espero que possam se reerguer em breve, mas é óbvio que precisam de mudanças. Tracklist: 01 Drive 02 Beautiful 03 Never dream of dying 04 Ship of fools 05 Poverty 06 Flim - flam man 07 One in a million men 08 Little black dress 09 Big money little man 10 Running from the shadows 11 Nothing to me 12 At the end of the day Produção: Lynn Sorensen Line-up: Lynn Sorensen (b) Simon Wright (d) Stuart Smith (g) George Barabas (k) Gianluca Petralia (v)
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster
Membro desde: 20/03/2017
"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de André Luiz Paiz
Sobre o álbum

V
Álbum disponível na discografia de: Heaven & Earth
Ano: 2021
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar