
Resenha
Liberté
Álbum de The Doobie Brothers
2021
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
04/12/2021
Meio mamão com açúcar, mas, ainda são os Doobie Brothers
The Doobie Brothers é o grupo a qual tenho respeito profundo, sempre gostei e foi a certa altura um dos meus grupos preferidos. Com o tempo fui abandonado, apesar de manter seus discos com muito carinho em minha prateira, digamos alguns clássicos até 1978 e o também o fraco Cycles (1989). Não sei porque cargas d'água eles evaporaram de minha vida, e juro, pensei que a banda tivesse acabado !, até encontrar seu nome em uma lista de lançamentos. Não me culpo, pelo visto até a imprensa faz vista grossa com eles. Com Liberté não foi diferente, são poucas resenhas e demais informações são notas frágeis de rodapé. Em Liberté não encontram-se hits, parece que esse tempo de glória de rádios e gravadoras viu a terra desabar. O som está mais light e sabemos que o country rock mora ali, mas não é o Doobie Brothers que aprendemos a amar, também não é uma armadilha, tem sacadas boas e uma canção chamada Easy, essa, para ter certeza que não são impostores do sagrado nome, apenas mudaram como o mundo mudou. Também ouvimos resquícios de Listen to the Music nas arranhadas de guitarra em Just Can't Do This Alone, ou o lado J.J. Cale na ótima abertura com Oh México. Do mais, o lançamento mantem linearidade, nem ao céu, nem ao inferno, apenas o som compatível com um tempo em que a arte é vista como pano de fundo as nossas pressas cotidianas e uma vida nada profunda. Na verdade temos uma não agressividade de John Cougar Mellencamp, Brian Adams, Bruce Springsteen (fase Humam Touch) e Bon Jovi. Ruim se olhar por esse lado, bom se quiser música tranquila e pesar sua balança pela vertente country. As guitarras fazem seu trabalho com competência e Liberté pode ser considerado um bom disco se o leitor da resenha não busca-los no passado. Se quiser "escava-los", pode esquecer, volte a ouvir um Best Of e descarte o texto de imediato. Ops, se chegou até aqui, já é tarde ... O 15º álbum de estúdio dos Doobie Brothers e seu primeiro de inéditas desde World Gone Crazy (2010), já está disponível em CD e formatos digitais. Bora ouvir? Faixas : 1 - Oh Mexico 2 - Better Days 3 - Don't Ya Mess With Me 4 - Cannonball 5 - Wherever We Go 6 - The American Dream 7 - Shine Your Light 8 - We Are More Than Love 9 - Easy 10 - Just Can't Do This Alone 11 - Good Thang 12 - Amen Old Friend
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Liberté
Álbum disponível na discografia de: The Doobie Brothers
Ano: 2021
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar